O documentário Elos da Matriarca retrata a vida de Luzinete Lupercina a partir de imagens de arquivo da família de 1995 até a pandemia. A matriarca de 85 anos foi mãe de 12 filhos e é uma das moradoras mais antigas de Água Fria, bairro da zona norte do Recife. A produção é dirigida pelo neto de Luzinete, o cineasta Thor de Moraes Neukranz. O recifense conduz o olhar do espectador para as mudanças estéticas e ideológicas do Brasil que se expressam em sua própria família.
O filme será exibido no Cinema da UFPE na quinta, dia 5 de maio, às 17h. A sessão especial será gratuita e contará com a presença do diretor e da matriarca, que vão debater com o público ao fim da projeção. Na semana seguinte Elos da Matriarca estará no 6ª FIDÉ Brasil, festival de cinema que ocorre na Cinemateca de Curitiba de 11 a 15 de maio. A obra pernambucana tem a sessão marcada na capital paranasense para às 20h30 do dia 12 de maio.
Realizado de forma independente, o documentário foi parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Neukranz na UFPE em 2021 e já ganhou as telas de festivais em cidades como Chicago, Rennes e Rio de Janeiro. A estreia de Elos da Matriarca aconteceu no 17ª Festival Brésil en Mouvements, e foi o único representante de Pernambuco no evento que ocorre anualmente em Paris. A combinação ousada com misturas de formatos de tela e técnicas cinematográficas convenceu os jurados da III Jornada de Estudos do Documentário, que concederam ao filme o prêmio de Melhor Montagem juntamente com VAI!, de Bruno Christofoletti Barrenha.
Veja aqui o trailer de Elos da Matriarca: https://youtu.be/c4V0KOQdG_A