Doutores Da Alegria Levam Mistura De Pernambuco E Bahia Ao Carnaval Nos Hospitais Do Recife - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Doutores da Alegria levam mistura de Pernambuco e Bahia ao carnaval nos hospitais do Recife
Foto: Rogério Alves

A 19ª edição do bloco Miolinho Mole, dos Doutores da Alegria, vai transformar enfermarias pediátricas do Recife em cenário de carnaval entre os dias 2 e 12 de fevereiro. Com o tema que une referências de Pernambuco e Bahia, os palhaços levam música, fantasia e brincadeira aos hospitais onde atuam durante todo o ano, apostando no encontro entre o manguebeat e o trio elétrico como forma de celebrar a cultura nordestina dentro das unidades de saúde.

A programação começa no dia 2, no Imip, segue para o Hospital da Restauração no dia 4 e chega, no dia 10, ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ao Procape. O encerramento ocorre no dia 12, no Hospital Barão de Lucena. Os cortejos acontecem, em geral, às 10h, com exceção do HUOC (9h30) e do Procape (11h). Em todas as datas, palhaços percorrem as alas infantis levando música, jogos e interações com crianças, acompanhantes e profissionais de saúde.

Neste ano, o Miolinho Mole homenageia Chico Science, que completaria 60 anos em março de 2026. A trilha sonora inclui a paródia da canção “A Praieira”, com versos adaptados para o ambiente hospitalar: “O meu sorinho | Antes do almoço | É muito bom | Pra tirar uma soneca melhor!”. Para marcar a homenagem, os tradicionais jalecos ganham adereços em forma de cabeças de caranguejo, criados pelo aderecista Antônio Olivier, reforçando a ligação com o universo do manguebeat.

A estética do desfile também incorpora um trio elétrico em versão lúdica, inspirado na criação de Dodô e Osmar, símbolo do carnaval baiano. A estrutura foi desenvolvida pelo artista Fábio Caio, integrante do elenco pernambucano, que atua nos hospitais como Dr. Eu_Zébio. Segundo Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, “O foco do nosso trabalho é o resgate do lado saudável da criança. O Miolinho Mole é o momento de extravasar, de brincar, de olhar para a potência que é essa festa popular, tão importante para pernambucanos e baianos, para os brasileiros”.

Além das visitas hospitalares, os Doutores da Alegria serão homenageados por dois blocos do carnaval do Recife. O bloco infantojuvenil O Bondinho terá o grupo como tema em 2026, com apresentações na Torre Malakoff e na Praça do Arsenal. Já o bloco de maracatu Quebra Baque dedica seu desfile da terça-feira de carnaval aos palhaços. Para Alcides Campelo Cavalcanti, presidente de O Bonde, “A sensibilidade, a dedicação e a potência transformadora que o grupo leva por meio da arte e do riso se conectam profundamente com o espírito lúdico e afetivo do nosso bloco”. Arilson Lopes também celebra a homenagem: “Os Doutores da Alegria têm uma relação muito forte com a cultura pernambucana, com o carnaval, com a cidade, então participar desta festa sendo homenageados por dois blocos é muito especial”.

Serviço – Bloco Miolinho Mole (Doutores da Alegria)
2/2 (segunda), 10h – Imip
4/2 (quarta), 10h – Hospital da Restauração
10/2 (terça), 9h30 – HUOC | 11h – Procape
12/2 (quinta), 10h – Hospital Barão de Lucena

Homenagens no carnaval do Recife
O Bondinho: 1/2, 15h, Torre Malakoff; 6/2, 17h30, Praça do Arsenal
Quebra Baque: 17/2, 16h, Rua Tomazina, Bairro do Recife

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon