Com o objetivo de reunir ideias para a retomada do mundo diante da crise provocada pela COVID-19, acontece, no Egito, o Fórum Mundial da Juventude. A iniciativa ganha ainda mais importância quando se registra, em 110 países, casos da variante Ômicron, que pode implicar em novas medidas de restrições em diversos setores.
Escolhido como um dos representantes do Brasil, o pernambucano Rhayann Vasconcelos leva ao evento a experiência exitosa que construiu no campo da educação. Trata-se do Acelere no ENEM, um preparatório gratuito e online voltado ao vestibular, premiado como uma das 30 melhores iniciativas do país.
“Em um momento extremamente delicado, construímos o maior preparatório gratuito do Brasil voltado ao vestibular. Unimos a sociedade, empresas e o governo para democratizar o acesso à educação, gerando novas oportunidades a milhares de jovens”, comenta Rhayann.
Com o número de 1,6 bilhão de estudantes com a educação interrompida no momento mais duro da pandemia, quando escolas foram fechadas, o mesmo fantasma volta a assustar diante da evolução dos casos da COVID-19 por todo o planeta.
“É momento de união internacional. 2022 será de intensos desafios na educação, sobretudo quando falamos dos mais vulneráveis. Nenhum esforço pode ser poupado para colocarmos a educação de volta aos trilhos. Escolas devem ser últimas a serem fechadas e as primeiras a serem abertas”, finaliza.
O Fórum, apoiado pela ONU, reúne lideranças políticas, instituições de apoio, governos locais e jovens engajados.