Em meio aos desafios, Imip investe em novas estruturas e em gestão - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Em meio aos desafios, Imip investe em novas estruturas e em gestão

Revista algomais

Tereza Campos, superintendente-geral do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), conversou com a Algomais, dentro da reportagem sobre o Polo Médico do Recife, sobre os investimentos que a instituição tem feito para fortalecer o atendimento e garantir maior sustentabilidade financeira e ambiental. Publicamos hoje a íntegra dessa conversa com a gestora.

O IMIP investiu em alguma nova unidade, clínica, setor no último ano? Quais os investimentos?

São vários investimentos e ações que o IMIP vem fazendo. Na assistência, inauguramos a UTI Cardiológica Pediátrica, que tem capacidade para dez leitos. A reestruturação física e a aquisição de equipamentos foram financiadas pelo Governo do Estado de Pernambuco. Iniciamos, também, à construção da Usina de Energia Solar, um projeto desafiador que reforça nosso compromisso socioambiental e que garantirá significativa redução nos gastos do hospital com a conta de energia.   E para reforçar a segurança dentro do complexo hospitalar, onde circulam diariamente aproximadamente 21 mil pessoas, implantamos o novo modelo de controle de acesso à Instituição por meio da Central de Cadastramento de Pessoas.

Com foco na sustentabilidade, instituimos a Controladoria Estratégica para a acompanhar a gestão financeira e o controle orçamentário com o objetivo de oferecer ferramentas e práticas que impactem assertivamente na tomada de decisão pela gestão. Criamos, ainda, a Diretoria de Marketing com o intuito de fortalecer a marca IMIP e desenvolver novas estratégias de comunicação.  Por fim, no início de 2023, concluímos a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), inovação que reduziu o consumo de papel no hospital, além de padronizar e garantir mais segurança com os dados dos nossos usuários.  

Há algum investimento em andamento em 2023 no IMIP?

Dentre os inúmeros investimentos para 2023, vale destacar a aquisição do equipamento PET-CT, que realiza exame de diagnóstico por imagem de alta definição, fundamental para a avaliação pré e pós-transplante e estadiamento de cânceres. Isso foi possível graças aos recursos obtidos por meio de emenda parlamentar. A inauguração de uma UTI Cardiológica Pediátrica e ampliação de 10 novos leitos de UTI Neonatal Srag, com renovação do parque tecnológico, foi de grande importância. Ainda na assistência, o Centro de Reabilitação do IMIP irá inaugurar o primeiro Laboratório de Marcha 100% SUS de Pernambuco, um serviço criado para oferecer atendimento específico de alta qualidade voltado aos aspectos do caminhar do paciente, desde o diagnóstico até o tratamento de reabilitação. 

Com finalidade de garantir mais conforto aos pacientes e adequar o espaço à realidade atual do nosso acolhimento, realizamos reforma na Sala de Quimioterapia, no Núcleo de Acolhimento e Triagem do Paciente Oncológico. Também, estão em processo de reestruturação a Central de Material e Esterilização, Lavanderia/Hotelaria e o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico. 

Na área de formação há alguma novidade?

O IMIP deu um passo importante para a qualificação do Ensino e da Pesquisa com a criação do Comitê Institucional de Cooperação Internacional e a reestruturação da Biblioteca Ana Bove, que ganhou um novo espaço, com instalações modernas e novos recursos tecnológicos.  

Pensando na valorização dos colaboradores, o Instituto realizará o programa de desenvolvimento de lideranças, reforçando a cultura de aprendizagem contínua.  Como Instituição de Ensino e Pesquisa, o IMIP criou uma plataforma de educação digital, IMIP Educa, que tem como objetivo oferecer capacitação para profissionais e estudantes da área de saúde. Outro compromisso realizado pela Instituição foi a modernização do Centro Acadêmico e das salas de aula, com melhorias estruturais, renovação de equipamentos, entre outros.

Hoje quais os principais desafios do IMIP?

O maior desafio do IMIP é garantir a qualidade da assistência, pesquisa e ensino, com sustentabilidade financeira. Isso é fundamental para a manutenção de uma Instituição que é 100% SUS, com mais de 60 anos de história, que oferta diversas especialidades de alta complexidade e realizou, somente em 2022, mais de 13 mil cirurgias e 800 mil consultas e atendimentos ambulatoriais. O IMIP ainda conta com aproximadamente 3 mil alunos e 4,8 mil funcionários, isso traduz a sua realidade e importância para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon