Empreendedora Nordestina Transforma Dor Em Tecnologia E Conquista Prêmio Da União Europeia - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Empreendedora nordestina transforma dor em tecnologia e conquista prêmio da União Europeia

A startup brasileira Super NINA, referência no uso de tecnologia e dados para combater a violência de gênero nos transportes, foi a grande vencedora do Prêmio “Rumbo a la Equidad”, concedido pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e pela União Europeia (UE). A premiação aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro, em Bogotá (Colômbia), durante o III Encontro do Observatorio Latinoamericano de Género y Movilidad (OBGEM), dentro das Jornadas de Intercâmbio do Programa EUROCLIMA, que reúne instituições e governos comprometidos com a mobilidade sustentável e inclusiva.

Tecnologia e equidade no transporte público

Premiada na categoria Instituições Públicas e Empresas Privadas, a Super NINA se destacou entre iniciativas de toda a América Latina e Caribe por promover soluções tecnológicas que tornam a mobilidade mais segura e justa para mulheres, meninas e diversidades. O evento, que reuniu ministérios, universidades e organizações sociais, destacou o papel de projetos que unem inovação e impacto social para transformar políticas públicas urbanas.

A força de uma mulher periférica no centro da inovação

IMG 20251010 WA0022 Easy Resize.com

À frente da iniciativa está Simony César, empreendedora recifense, periférica e CEO da Super NINA. Sua trajetória é marcada pela luta por equidade e segurança feminina nos espaços urbanos. “Fico profundamente emocionada com esse reconhecimento internacional. A Super NINA nasceu da vivência de mulheres que dependem do transporte público e conhecem o medo diário que tantas outras sentem. Hoje, ver nossa tecnologia sendo reconhecida fora do país é a prova de que inovação e empatia necessariamente precisam incluir a periferia”, destaca Simony César.

Presente em cidades como Fortaleza e Salvador, a plataforma coleta e analisa dados sobre assédio e violência de gênero nos transportes públicos e grandes espaços urbanos, subsidiando políticas públicas e protocolos de segurança em parceria com prefeituras e órgãos policiais. “Nosso sonho é expandir essa política pública também para outras localidades do Brasil e mundo, mas principalmente expandir para Pernambuco, nosso estado sede. Já temos um modelo validado por instituições do governo pernambucano e acreditamos que, com o apoio da gestão estadual, podemos garantir mais segurança e dignidade para milhares de mulheres”, acrescenta a CEO.

Mobilidade com perspectiva de gênero

O prêmio integra o III Encontro OBGEM – “Donde empieza el movimiento: Género, Cuidado y Territorio”, que debate o papel das mulheres na construção de cidades mais seguras e inclusivas. A conquista da Super NINA simboliza um marco para o Brasil e para a América Latina, reforçando que a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de justiça social e transformação urbana.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon