A diversidade sexual Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT) e as políticas públicas de enfrentamento à violência serão debatidas na próxima quarta-feira (10), às 14h, no auditório em Piedade da UniFG – integrante da rede internacional de universidades Laureate. Aberto ao público e gratuito, o encontro é realizado em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife e o Instituto Maria da Penha e reúne especialistas ligados ao tema para debater os desafios e soluções.
“Será uma roda de diálogos com quem convive, no dia a dia, desafios, histórias de vida e luta pelo direito de pessoas LGBTTT e questões ligadas a gênero e sexualidade, políticas públicas e enfrentamento à violência“, adianta a coordenadora do encontro, também professora de Direito da UniFG e sócia-fundadora e diretora Executiva do Instituto Maria da Penha. Ela acrescentou um dado alarmante: o Brasil lidera o ranking mundial de crimes por homo/transfobia.
#Saiba quem são os palestrantes:
*Robeyonce Lima – primeira advogada transexual do norte e nordeste e segunda do país – que vai tratar a aplicabilidade da Lei Maria da Penha para Mulheres Trans.
*Maria Clara Sena – primeira transexual do mundo a assumir um cargo em um Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, que é ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e atua em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Vai falar sobre violações dos direitos humanos e do grupo LGBTTT, combate aos maus-tratos e torturas a pessoa em situação de privação de liberdade.
*Heymilly Maynard Soares Ferreira – coordenadora da Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco (Natrape). Abordará o direito à liberdade de identidade de gênero – cultura da transfobia.
*Stephanie Fechine Silva – Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru. Vai comentar sobre políticas públicas para Mulheres Trans, enfrentamento à violência, política de cidadania e saúde.
*Benedito Leite – ativista. Vai discutir a homossexualidade e a homofobia – conflitos e materializações nas mortes de LGBTTT.
*Rafael Henrique Cavalcanti – ativista. Vai dialogar sobre Homem Trans, a identidade de gênero, sexualidade, orientação sexual, políticas públicas e cidadania.
*Karinny Oliveira – coordenadora do Centro de Referência Maria Bonita em Caruaru. Vai dialogar sobre gênero, educação e acesso à Justiça para as pessoas trans.
*Bárbara Sabino – Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru. Vai tratar políticas públicas e saúde para Mulheres Lésbicas e Bissexuais, além do enfrentamento à violência.
Atendimento gratuito
Desde outubro do ano passado, a UniFG oferece atendimento gratuito ao público LGBTTT e questões ligadas à questão de gênero, por meio de parceria com o Instituto Boa Vista (www.institutoboavista.org.br). O atendimento é feito via agendamento na FG Comunidade, um centro de serviços em Piedade que conta com profissionais e alunos na área de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Direito, além de orientação contábil e tributária. A FG Comunidade está localizada na Avenida Ayrton Senna, 3990, em Piedade.
#Serviço:
O quê: 1º Encontro sobre Diversidade Sexual LGBTTT
Quando: quarta-feira, 10 de maio
Onde: auditório da UniFG em Piedade, na Rua Comendador José Didier, 27. Piedade
Horário: 14h às 17h
Quanto: gratuito