Entidades somam esforços para cobrar governança metropolitana

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), o Instituto Gestão e a Rede Procidade reúnem na TGI mais de 20 instituições na noite de hoje (27) para discutir a importância da governança metropolitana e assinar manifesto sobre o assunto. Na ocasião, será apresentada minuta de projeto de lei para viabilizar o cumprimento ao Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089), aprovado em 2015.

Entre as entidades convidadas estão a Associação dos Municípios Pernambucanos (Amupe), a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), a Urbana PE e a OAB-PE. O grupo articula ainda reunião para tratar do assunto com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, com o governador Paulo Câmara e com os prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.

“A metrópole é uma cidade que não cabe mais no município e, por isso, grande parte dos problemas que os municípios enfrentam, como mobilidade e saneamento, só podem ser resolvidos se tratados em conjunto”, destaca o arquiteto e urbanista Jório Cruz, conselheiro do CAU/PE e ex-presidente da Condepe-Fidem. Ele lembra que, para viabilizar essa gestão integrada, o Estatuto da Metrópole determina a governança interfederativa e a elaboração e implantação de Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). “É isso que queremos cobrar com o manifesto”, conclui.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon