Sopros, percussões e cordas estarão a serviço da erudição na programação musical do Recife nos próximos dias. Nestas terça e quarta-feira (19 e 20), a Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta no Teatro Santa Isabel, com repertório composto por obras do compositor brasileiro Cesar Guerra-Peixe e do russo Tchaikovsky. As apresentações são realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Na terça-feira (19), a partir das 9h, o Projeto Santa Isabel em Cena recebe mais uma edição dos Concertos para Juventude, apresentação dos músicos da Orquestra Sinfônica do Recife dedicada a crianças, adolescentes e todos os públicos em busca de intimidade com a música erudita e com o teatro.
Sob o comando do maestro Marlos Nobre, a apresentação terá tom informal e pedagógico, convidando a um passeio pelas histórias e sonoridades da música erudita. Na ocasião, os participantes também serão apresentados às instalações do Teatro de Santa Isabel, uma das mais antigas e majestosas casas de espetáculo do país.
Na quarta-feira (20), a Orquestra Sinfônica, sob a regência de Marlos Nobre, apresenta mais um concerto oficial da temporada 2019, gratuito e aberto ao público, a partir das 20h, no mesmo Santa Isabel. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
No concerto deste mês, a Orquestra executará a peça Mourão, para orquestra de cordas, a mais célebre do compositor Cesar Guerra-Peixe. A música foi composta após a passagem de Guerra-Peixe pelo Recife e seu contato com a produção e a tradição musical pernambucana, que lhe revelou o maracatu e o frevo, mudando para sempre sua relação com a música. “Foi, no mínimo, muito curiosa a trajetória de Guerra Peixe como compositor. De jovem ferrenho defensor da técnica dodecafônica e crítico do nacionalismo musical, ele passou a entusiasta do maracatu e da música popular nordestina. E foi justamente nessa segunda e definitiva fase que ele conquistou reconhecimento”, conta o maestro Marlos Nobre.
Do repertório de Tchaikovsky, o maestro escolheu a Sinfonia nº 6 em si menor, considerada pelo próprio compositor como a melhor de suas obras, e, sobretudo a mais sincera. “Amo-a como jamais amei qualquer outra de minhas criações musicais”, chegou a dizer certa feita, numa correspondência escrita em 1893 a seu sobrinho Vladimir Davidov. “Além de ser uma das melhores composições de Tchaikovsky e de todo o repertório erudito, foi também a sua derradeira: depois de ter regido, ele mesmo, a primeira execução da peça, Tchaikovsly foi vitimado pela cólera”, diz o maestro Marlos Nobre.
Serviço
Concertos para Juventude no Santa Isabel em Cena
Data: Terça-feira, 19 de novembro
Horário: 9h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Inscrições: 3355-3323
Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 20 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada franca
Informações: 3355-3322