O Edf. Douro, no Centro do Recife, é agora a sede do Atelier Coletivo Escadaria, um grupo de artistas visuais de diversos gêneros. Fundado em outubro de 2021, o coletivo é composto por 14 artistas, a maioria de Pernambuco, mas também conta com representantes de outros estados brasileiros. Com a arte têxtil, a fotografia, a escultura e o design, o grupo se destacou em feiras renomadas como a Fenearte e a Art.PE, impulsionando a cultura local através de exposições, oficinas e residências para divulgar a rica produção da nova cena de artes visuais em Pernambuco.
O Atelier Coletivo Escadaria surge como uma resposta à pandemia, proporcionando um espaço afetivo, artístico e profissional para seus membros. O Edf. Douro foi transformado em um ambiente expositivo para obras finalizadas e em processo, possibilitando a interação e colaboração entre os artistas. O coletivo abrange uma diversidade de talentos, com representantes de diversas localidades como Brasília Teimosa, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ribeirão, Ouro Branco, Belém e Goiânia, proporcionando uma rica troca de experiências e perspectivas.
Com uma visão inovadora e dedicados à promoção da arte e cultura local, o Atelier Coletivo Escadaria vem conquistando seu espaço em importantes feiras, como a Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, e a Art.PE, consolidando sua posição na cena artística pernambucana e reafirmando seu compromisso em enaltecer a rica diversidade de expressões das artes visuais no estado.
“Surgimos da necessidade pandêmica de nos relacionarmos de maneira afetiva e artística, além de profissionalmente. No Edf. Douro, transformamos o ambiente em espaço expositivo de obras finalizadas e em processo”, destaca o coletivo. O atelier coletivo da Escada é formado por Amorí, Aoura, Chacha Barja, Cigana, Danielly Guerra, Edu Nóbrega, Fefa Lins, Geoneide Brandão, Joana Liberal, Lu Ferreira, Luiza Morgado, Marlan, Mirela Rodrigues, Ossy Nascimento, Rayana Rayo e Xinga Xow.
(Foto: Geoneide Brandão)