Nestes dias 22 e 23 de dezembro, acontecem os últimos dias do espetáculo circense Sem Amarras, que traz inovações em tecnologia e trata de um tema bastante recorrente em todo o mundo, a depressão. Com 25 minutos de duração, desenvolvido por meio do financiamento do Funcultura, Sem Amarras – protagonizado pelo artista circense pernambucano Thiago Oliveira - surgiu como pesquisa de um número/espetáculo de inovação em tecnologia circense. Amanhã (22), a apresentação será na Cidade Tabajara (Praça da Paz), às 17h. No sábado (23), também às 17h, no Terminal de Ônibus da Vila Aritana.
A depressão afeta 5,8% da população brasileira, segundo a Organização Mundial de Saúde, sendo o país com maior número de pessoas com transtorno de ansiedade e o quinto em número de diagnosticados com depressão. O espetáculo coloca em pauta esse tema de forma poética e subjetiva, trabalhando sobre a perspectiva de colocar o indivíduo como principal autor da mudança. Por meio de acrobacias realizadas em equipamentos de correntes e tecido, são abordados os conceitos das relações humanas, das dificuldades e superações, das formas de lidar com a rotina, as inseguranças, os fracassos e as superações.
O protagonista, Thiago Oliveira, é artista integrante da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo. Em cena, o cenário é composto por uma lona preta, uma caixa (relicário), uma estrutura de sete metros de altura contendo dois equipamentos de aéreo e um colchão de 2m². O ambiente escuro remete ao universo introspectivo, íntimo e interior convidando, posteriormente, cada um a buscar o que o move.
PROGRAMAÇÃO –
Dia 22 de Dezembro - Sexta-feira
Local: Cidade Tabajara (Praça da Paz)
Horário: 17h
Dia 23 de Dezembro - Sábado
Local: Vila Aritana (Terminal de ônibus)
Horário: 17h