Espetáculo inspirado na figura do Bumba Meu Boi será apresentado em Boa Viagem – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Espetáculo inspirado na figura do Bumba Meu Boi será apresentado em Boa Viagem

Nesta quarta (27), às 19h, o músico e compositor, Helder Vasconcelos, um dos criadores do grupo Mestre Ambrósio, apresenta o seu espetáculo Boi Marinho, na Pracinha de Boa Viagem. Com canções, coreografias, versos e figurinos inspirados na figura do Bumba Meu Boi, uma das manifestações mais expressivas e representativas da diversidade cultural do país, a encenação brinca com elementos do Cavalo Marinho fazendo um cortejo com paradas estratégicas fazendo uma espécie de visita à platéia. A apresentação é um encontro de música, dança, teatro e festa e integra as ações do Projeto Recife + Cultura da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife em parceria com o Grupo Parvi e incentivo da Lei Rouanet. A produção é assinada pelo Bureau de Cultura e a indicação é livre.

Com 27 anos de carreira, Helder Vasconcelos desenvolve uma linguagem pessoal que integra música, dança e teatro. Como criador do Mestre Ambrósio, grupo musical de Recife que teve papel fundamental na movimentação cultural brasileira dos anos 90, vem influenciando toda uma geração com sua música fortemente ligada às tradições do Estado. O artista credita sua formação ao aprendizado não acadêmico às tradições do Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e do Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano), das quais participa ativamente desde 1992, e ao estudo da arte do ator com o grupo Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, Campinas-SP).

O Recife + Cultura existe há dois anos e as atividades acontecem semanalmente às quartas-feiras na Pracinha. As apresentações são feitas por grupos de dança e teatro de rua, reconhecidos como patrimônio histórico cultural. Nessa nova fase, a ideia é ampliar e qualificar as ações tendo em vista o enorme potencial turístico da cidade que é considerada um dos principais destinos de eventos e polo cultural do Estado. Ao todo, serão 10 dias de apresentações, sempre as quartas, até o dia 18 de dezembro. Cada dia se apresenta uma atração artística diferente.

Além das apresentações dos grupos em Boa Viagem, o Projeto também contou com 5 ações de formação de plateia para alunos e professores da rede da rede municipal de ensino na perspectiva de disseminar e valorizar as manifestações da cultura pernambucana e garantir o acesso desse público às atividades. Todas as apresentações culturais contam com acessibilidade comunicacional para facilitar e permitir que pessoas com deficiência participem das sessões. Também há assentos prioritários, banheiros acessíveis, interprete de libras e um audiodescritor que faz a apresentação dos grupos com detalhes técnicos onde as pessoas com deficiência visual poderão acessar instrumentos, figurino, entre outros.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon