Estados do Nordeste se unem para atrair turistas estrangeiros para a região, aproveitando a alta do dólar. A ação conjunta vai acontecer com a realização do Destination Brazil Travel Mart, evento a ser realizado dias 18 e 19 de maio no Hotel Armação em Porto de Galinhas. O objetivo é atrair 200 operadores de turismo nacionais e principalmente internacionais para conhecer o potencial dos destinos da região. Os organizadores estimam que a feira atraia 500 visitantes e gere negócios da ordem de R$ 200 milhões para os Estados nordestinos.
A realização é da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da Secretaria de Turismo, Esportes, e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos). “Todos os Estados nordestinos também patrocinaram o evento. É uma ação integrada para divulgar o produto Nordeste, na qual passamos a olhar os outros Estados como parceiros e não concorrentes. Também contamos com o apoio de hotéis, companhias aéreas e do receptivo”, informou Marcos Tiburtius, presidente da AHPG.
Realizar o Destination Brazil é uma das estratégias para reverter o baixo fluxo de turistas estrangeiros, provocado pela crise financeira que assolou a Europa em 2008. A valorização do real à época afastou os visitantes de outros países, que preferiram destinos como o Caribe e a Tailândia, onde o câmbio estava mais favorável. Antes da crise, os europeus representavam 50% dos turistas do Nordeste. “Em 2014, esse fluxo caiu para 10%”, compara Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Em 2015, segundo Maroja, esse percentual subiu para 15% e neste ano, de janeiro a março, pulou para mais de 20%. Agora, com a alta do dólar, a expectativa é que esse fluxo aumente ainda mais.
Em Pernambuco, a Pesquisa do Turismo Receptivo realizada pela Empetur nas praias de Ipojuca em 2015 revelou que 9,19% dos turistas são estrangeiros com origem principalmente da Argentina (51,21%), Estados Unidos (6,36%), Portugal (6,36%) e Espanha (5,76%). “Os argentinos tornaram-se os turistas de outros países que mais visitam Pernambuco devido ao surgimento dos voos diretos da Gol e da TAM partindo do Recife para Buenos Aires. O acesso direto influencia muito”, explica Ana Paula Vilaça, presidente da Empetur.
O evento, de acordo com Ana Paula, vai oferecer capacitações para os operadores, com informações detalhadas dos destinos do Nordeste e também terá rodadas de negócios com fornecedores de toda a região. Dos 200 buyers convidados, cerca de 100 já confirmaram presença e são oriundos de países como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Portugal Espanha, Alemanha e Estados Unidos.
Esta será a primeira edição do Destination Brazil. Ano que vem, o evento será realizado na Bahia.
Mais informações:
destinationbrazil@assessor-pe.com.br
Telefone: (81) 3423-1300
www.destinationbrazil2016.com.br