Estudo do Fórum Econômico Mundial prevê 78 milhões de novos empregos até 2030 - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Estudo do Fórum Econômico Mundial prevê 78 milhões de novos empregos até 2030

Revista algomais

Avanço das novas tecnologias criará oportunidades, mas também tornará obsoletos postos de trabalho tradicionais. (Com informações da Agência Brasil / Foto: Ilum / Divulgação)

Um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, abrangendo 55 países, projeta que até 2030 as novas tecnologias deverão criar 170 milhões de empregos, ao mesmo tempo em que tornará obsoletos 92 milhões de postos de trabalho. O saldo positivo será de 78 milhões de novos empregos, ou aproximadamente 7% dos postos de trabalho atuais. As áreas mais afetadas pelo avanço tecnológico serão o Big Data, Fintechs, inteligência artificial, veículos elétricos e autônomos, e internet das coisas, com crescente demanda por especialistas, desenvolvedores e designers.

Agenda TGI

Por outro lado, uma série de empregos tradicionais sofrerão declínio. Entre os cargos mais afetados estão os de serviços postais, caixas bancários, operadores de entrada de dados, assistentes administrativos e condutores de transporte. De acordo com Hugo Tadeu, diretor da Fundação Dom Cabral, a demanda por tecnologia tem um impacto positivo no mercado de trabalho, criando novas oportunidades, desde que as empresas invistam adequadamente em treinamento e inovação.

No Brasil, nove em cada dez empresas consultadas no estudo planejam melhorar as habilidades tecnológicas de seus colaboradores. No entanto, há uma preferência por contratar profissionais já capacitados em vez de investir em capacitação interna. O levantamento também destaca que 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros devem mudar nos próximos cinco anos, com uma forte ênfase em inteligência artificial, Big Data e alfabetização tecnológica.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon