Evento reforça protagonismo feminino e consolida-se como vitrine do afroempreendedorismo no Recife
Com mais representatividade feminina, estrutura ampliada e foco no fortalecimento de negócios, a Expo Preta RioMar realiza sua 4ª edição de 14 a 17 de agosto, no Piso L1 do RioMar Recife, na Praça de Eventos 1 – ponto de maior circulação do shopping. A mudança de local busca potencializar o fluxo de visitantes, ampliando as oportunidades de vendas e conexões para cerca de 20 marcas autorais, que reúnem moda, beleza, arte e decoração com forte identidade e ancestralidade afro-brasileira.
Nesta edição, o protagonismo das mulheres negras é um dos destaques, com empreendedoras como Marly Soares, da Marly Joias Artesanais, que vê na maturidade empreendedora um ato de resistência. “Expor no RioMar é estar no lugar certo. Claro que queremos vender, mas vai além disso. Nosso negócio precisa de visibilidade, de apoio, de uma rede de sustentação. Quando somos convidadas para um evento como esse, essa rede se forma. Isso é muito gratificante. Quero inspirar outras mulheres para que olhem pra mim, com minha idade e meus cabelos grisalhos, e digam: ‘Eu também posso estar ali’”, afirma. Mais de 80% dos negócios participantes têm mais de cinco anos de atuação, superando a média de sobrevivência empresarial no Brasil.
A feira também apresenta marcas consolidadas como a Zalika, de Marta da Silva, que há dez anos alia moda e identidade. “Hoje, enxergo o empreendedorismo como uma ferramenta de transformação pessoal e coletiva. Participar da Expo Preta é um marco desse reconhecimento e valorização. Mais do que expor produtos, é estar num espaço de celebração da cultura negra e da coletividade que se constrói a partir dela. Meu conselho? Acredite no seu propósito, estude o mercado e não desista diante das dificuldades”, afirma. Outras iniciativas de impacto marcam presença, como a Olho de Rata, que transforma cenas da favela em arte estampada, e a produção das marisqueiras Quilombolas de São Lourenço, que criam acessórios sustentáveis a partir de insumos naturais.
Premiada com o Troféu Ouro no Prêmio Abrasce (categoria Sustentabilidade), a Expo Preta RioMar se firma como uma plataforma estratégica de geração de renda, fortalecimento comunitário e valorização da cultura afro-brasileira. Entre os expositores, há propostas que unem criatividade, engajamento social e produção sustentável, evidenciando o afroempreendedorismo como vetor de transformação econômica e social. A diversidade de estilos, técnicas e narrativas mostra como a economia criativa impulsiona negócios que carregam propósito e impacto social.
Serviço
📅 Quando: 14 a 17 de agosto
📍 Onde: Praça de Eventos 1, Piso L1, RioMar Recife
🔗 Mais informações e perfis dos expositores: clique aqui