Exporenováveis destaca potencial e oportunidades das novas energias em PE

Especialistas e empresas do setor estarão na EXPORENOVÁVEIS 20244 mil pessoas devem passar pelo Cais do Sertão, nos dias 6 e 7 de março (Imagem gerada pelo Bing, com IA)

As energias renováveis serão o foco central de intensos debates nos dias 6 e 7 de março, das 13h às 21h30, no auditório do Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo. Novas tecnologias, lançamentos de produtos, legislação, cenário econômico e estratégias empresariais no campo das fontes de energia sustentável serão temas em destaque na Exporenováveis 2024. O evento visa reunir cerca de quatro mil participantes, entre investidores, estudantes, acadêmicos e representantes de instituições públicas e privadas ligadas à matriz energética sustentável em todo o Brasil. Aberto ao público, a Exporenováveis 2024 oferece uma oportunidade única para os interessados no tema, permitindo que participem de palestras e explorem estandes distribuídos em uma área de exposição de 450m².

Na última década, o Nordeste consolidou sua posição como líder na geração de energia por fontes limpas no Brasil. A região se destaca especialmente no potencial da energia solar, beneficiada por uma média impressionante de mais de 2.200 horas de sol por ano. Esse cenário oferece uma fonte praticamente inesgotável de energia renovável, garantindo não apenas elevada eficiência nas instalações, mas também uma notável redução nos custos de manutenção, tornando o investimento ainda mais atrativo. Os estados nordestinos, somados, contribuem com expressivos 82,3% da produção nacional de energia solar e eólica. Adicionalmente, 78% dos projetos em fase de construção estão concentrados nessa região, desempenhando um papel fundamental na redução das emissões de dióxido de carbono, alinhando-se com a descarbonização e deixando um valioso legado para a sustentabilidade.

No cenário energético brasileiro, Pernambuco ocupa a 13ª posição em capacidade de potência instalada em energia solar. O estado abriga mais de 76,5 mil usinas distribuídas desde a capital até o sertão. Petrolina, Recife e Caruaru despontam como as cidades que lideram a produção nesse setor. De acordo com a Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), a região conta atualmente com mais de 560 empresas ativas, possuindo CNPJ e atuando na geração de energia solar. Além disso, 62 dessas empresas se classificam como renováveis, 30 estão relacionadas à energia eólica, 10 à biomassa, e 13 operam usinas de cana-de-açúcar, seja com potencial de cogeração ou já atuando nesse segmento.

Especialistas no evento

Dentre os renomados especialistas que marcarão presença na EXPORENOVÁVEIS, destacam-se figuras proeminentes como Hewerton Martins (DF), líder nacional do Movimento Solar Livre; Joiris Dachery (PR), CEO da Energês; Vinicius Ayrão (RJ), engenheiro e palestrante especializado em energia solar; Vanessa Martins (MS), mestre em eficiência energética e especialista em Micro e Mini Geração Distribuída – MMGD (energia fotovoltaica); e Lucas Pimentel (PE), advogado especializado em Direito de Energia. Esses e outros convidados contribuirão para enriquecer as discussões e proporcionar insights valiosos sobre o universo das energias renováveis.

Rudinei Miranda, presidente da Associação Pernambucana de Energias Renováveis (APERENOVÁVEIS)

“Nossos associados incluem empresas com atuação em Geração Distribuída, Geração Centralizada, Mercado Livre e Autoprodução e Negócios Emergentes. Todos focados em difundir e atuar dentro das melhores práticas, possibilitando um mercado competitivo e atrativo para o desenvolvimento do setor. Desejamos que a EXPORENOVÁVEIS 2024 seja a porta de entrada para o planejamento e amadurecimento do mercado no estado de Pernambuco”

Quantidade de Usinas:
76.544
Ucs que recebem crédito : 133.941
Potência Instalada: 824.431,36 kW

Recife:

Quantidade de Usinas: 7.417
Ucs que recebem crédito : 11.759
Potência Instalada: 75.501,07 kW

Ranking Municípios de PE por Potência Instalada (kW)

1° Petrolina: 107.648,88 kW
2° Recife: 75.501,07 kW
3° Caruaru: 45.152,22 kW
4° Jaboatão dos Guararapes: 28.961,82 kW
5° Gravatá: 25.699,33 kW

Ranking Municípios de PE por Quantidade de Usinas

1° Petrolina: 12.762
2° Recife: 7.417
3° Caruaru: 4.242
4° Paulista: 3.171
5° Jaboatão dos Guararapes: 2.734

Fonte: ANEEL/CMOS BRASIL, 16/02/24

  • Empresas de geração de energia limpa,com CNPJ ativo, em PE:

📍Solar – 564
📍Renováveis – 62
📍Eólica – 30
📍Biomassa – 10
📍Usina de cana-de-açúcar – 13

Fonte: JUCEPE/CMOS BRASIL, 16/02/24

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon