Exposição Celebra A Mandioca Como Símbolo Da Cultura Alimentar Brasileira - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Exposição celebra a mandioca como símbolo da cultura alimentar brasileira

Revista Algomais

Mostra no Mercado Eufrásio Barbosa integra o Circuito Fenearte e destaca a tradição das casas de farinha

A partir desta quinta-feira (17), o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, recebe a exposição “Casa de Farinha - Mandioca, o Pão da Terra”, uma imersão nas tradições culturais, históricas e alimentares ligadas à mandioca e à farinha. A mostra, que segue em cartaz até 24 de agosto como parte do Circuito Fenearte, tem curadoria do antropólogo Bruno Albertim e da gastróloga Dianne Sousa, e propõe uma viagem sensorial pela importância desse ingrediente ancestral na identidade brasileira.

A exposição ocupa o pavilhão central com uma reprodução cenográfica de uma casa de farinha tradicional, concebida pelos arquitetos Isac Filho, Amanda Piquet, Lucio Omena e Peu Carneiro. Estão em exibição instrumentos históricos de produção artesanal mantidos pelo Museu Carlos Cleber, de São Caetano, além de fotografias e vídeos sobre o universo da farinha. Entre os destaques, o projeto Feminino Farinha, da documentarista Luciana Dantas, que registra o protagonismo das mulheres nesse ofício ancestral. “Com a industrialização dos processos, a produção artesanal acabou por se concentrar nas mãos de mulheres cujas histórias de vida se confundem com a história da farinha”, afirma a autora.

Além dos elementos visuais e históricos, o público poderá assistir ao vídeo-documentário “Farinhada Afroindígena”, sobre o Mestre Seu Lôro, figura central na preservação de saberes tradicionais no Sertão de Pernambuco. “A farinha é a camada primitiva, o basalto fundamental na alimentação brasileira”, escreveu o etnógrafo Câmara Cascudo, reforçando a centralidade desse alimento na formação cultural do país — um tema que a exposição busca evidenciar por meio de múltiplas linguagens.

A mostra faz parte do Circuito Fenearte, iniciativa que busca descentralizar o acesso à arte e ampliar o alcance da feira. A programação também conta com um roteiro gastronômico: onze restaurantes de Recife e Olinda oferecem pratos inspirados nos derivados da mandioca até 20 de julho. A curadoria visual da mostra é assinada por André Santana e a produção geral é de Erika Gonçalves e Cíntia Couto.

Serviço
Exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra”
📍 Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda
🗓 De 17 de julho a 24 de agosto
⏰ Abertura: 19h (quinta, 17) | Visitação gratuita
🌐 Mais informações: fenearte.pe.gov.br/circuitofenearte

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon