Exposição do Projeto Olaria Ocre – São José dos Lopes chega na Casa Simples - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Exposição do Projeto Olaria Ocre – São José dos Lopes chega na Casa Simples

Revista algomais

Joelson Gomes abre as portas do seu ateliê, no Poço da Panela, para mostrar os trabalhos feitos durante residência artística em Minas Gerais

No dia 1º de junho, o artista plástico Joelson Gomes abrirá, às 19h, as portas de seu Ateliê Casa Simples, localizado no Poço da Panela, para a exposição intitulada "Olaria Ocre - São José dos Lopes". Esse projeto teve início em 2022, mas foi interrompido devido à pandemia. Durante esse período, Joelson viajou até a cidade de São José dos Lopes, no interior de Minas Gerais, para participar de uma residência artística conjunta com a ceramista Adriana Lopes. Juntos, eles criaram peças de cerâmica de diferentes tamanhos e técnicas de queima. Após seis meses, Joelson acrescentou pinceladas em objetos produzidos por eles e pela comunidade local, que agora compõem a exposição. A mostra apresentará peças utilitárias e obras de arte que refletem a região e a interação com a natureza local, passando a fazer parte do catálogo da olaria.

Agenda TGI

A visitação poderá ser realizada até o dia 2 de julho, das 14h às 17h (com agendamento prévio nos demais dias).

Joelson compartilhou suas impressões sobre o projeto: "A Olaria é um encontro do velho com o novo, do rústico com o contemporâneo. Nos permite experimentar, observar e interagir com a comunidade local, que está imersa diariamente nesse ambiente cheio de possibilidades proporcionadas pela argila e pelas paisagens ao redor."

O Projeto Olaria Ocre teve início em 2007, fruto do encontro entre os artistas Joelson Gomes, Manuel Dantas Suassuna, Roberta Guimarães e o oleiro artesão Valdik Graciano. Eles se estabeleceram em Tracunhaém, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, reconhecida polo de produção de cerâmica no estado, onde montaram um ateliê-residência chamado Olaria Ocre. Nesse local, eles mergulharam no trabalho com argila, cercados por paisagens inspiradoras e profissionais especializados em tornearia. Desde então, o projeto Olaria Ocre já foi levado para outras localidades, como Ouro Preto (MG) e Bezerros (PE). Atualmente, a Olaria Ocre tem uma sede fixa na cidade de Gravatá (PE) e conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do estado de Pernambuco, o Funcultura.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon