Exposição fotográfica retrata cotidiano da zona da mata de Pernambuco

O corte da cana de açúcar, as queimadas pós colheita e o universo que compõe o dia-a-dia do homem rural da zona da mata do estado viraram exposição fotográfica pelas lentes dos fotógrafos *Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro. Depois de passar por Água Preta, a mostra está no Marco Zero de Caruaru entrede hoje (28) até domingo (03/12), segue para o Parque de Eventos de Paudalho (05 a 10/12) e encerra na Praça do Carmo, no Recife (12 a 16/12). O projeto é financiado pelo Funcultura e tem acesso a visitação é gratuito.

Cada um dos fotógrafos buscou se aproximar do trabalho nos canaviais e registrou as cenas com seu estilo e olhar. Joãomiguel optou por documentar em preto & branco, enquanto Baccaro trouxe o lúdico com colorido e movimentos.

São 38 fotos em colorido e preto & branco, das quais 14 foram aplicadas nas janelas de um ônibus e são retroiluminadas pela luz do sol. Completando a experiência sensorial, algumas caixas de som que tocam os ruídos captados nas locações visitadas por Joãomiguel e Francisco, aproximando ainda mais os visitantes da atmosfera real da zona canavieira e seu cotidiano. Ao lado do ônibus há mais 24 fotos expostas em uma tenda.

Acessibilidade – A exposição “Rurais” quer se transformar em uma experiência sensorial completa para todos os públicos e para isso a acessibilidade foi desenvolvida com muito cuidado. A mostra oferece monitoria e audiodescrição para todas as fotos, vídeo em libras e fichas escritas em braille em acetato.

Sobre os fotógrafos:
O fotógrafo Joãomiguel Pinheiro (Recife, 1971) é também produtor cinematográfico, cenógrafo e diretor de arte. Tem intensificado sua produção audiovisual, apresentando trabalhos frutos de suas pesquisas em viagens pelo Brasil, de onde se desprendem suas imagens. Atualmente, vive em Olinda, Pernambuco.

O fotógrafo Francisco Baccaro (Olinda, 1978) é master de Cinema pela Scuola Civica di Cinema e Nuovi Media, de Milão, com várias exposições, instalações e live performances ao redor do mundo, nas quais se destacam o potencial interativo de sua produção autoral. Atualmente, vive no Recife, Pernambuco.

Serviço:
Exposição fotográfica itinerante “RURAIS”
De 18/11 a 16/12
Locais: Festival Arte na Usina (Água Preta – PE), Marco Zero (Caruaru-PE), Parque de Eventos (Paudalho – PE) e Praça do Carmo (Recife-PE)

Site: https://rurais.wixsite.com/home

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon