Exposição Imersiva no Instituto Ricardo Brennand sobre a Arte de Frans Post – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Exposição Imersiva no Instituto Ricardo Brennand sobre a Arte de Frans Post

Mostra do artista holandês ficará exposta na Pinacoteca até 28 de julho

O Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, é conhecido por seu acervo impressionante e em parceria com o Ministério da Cultura apresenta uma exposição dedicada às obras do pintor holandês Frans Post. Denominada de Exposição Frans Post: o primeiro olhar – uma imersão na paisagem do Brasil holandês, esta mostra oferece uma experiência única, transportando os visitantes para o Brasil do século XVII através dos olhos de um dos mais renomados artistas da da pintura flamenga, e ficará em exibição até 28 de julho, em um espaço reservado da Pinacoteca.

Frans Post: O olhar do novo mundo sob o nosso continente

Frans Post, nascido em 1612 na cidade de Haarlem, é amplamente reconhecido como o primeiro artista a retratar as paisagens do Brasil. Ele chegou ao Brasil em 1637, acompanhando a expedição do governador holandês João Maurício de Nassau-Siegen, durante a ocupação holandesa no Nordeste brasileiro. Ao longo de sete anos, Post produziu uma série de pinturas, desenhos e gravuras que capturaram a exuberância e a peculiaridade das paisagens e a diversidade da flora e fauna brasileiras. Essa exposição, que conta com uma sala imersiva, busca criar uma experiência sensorial completa. Projetores de alta definição, efeitos sonoros e recursos interativos permitem que os visitantes “entrem” nas obras de Post. As paisagens tropicais, as cenas do cotidiano e as vistas arquitetônicas dos fortes e engenhos são apresentadas com detalhes ampliados que revelam a maestria técnica do artista.

Além de admirar as obras em um formato inovador, os visitantes têm a oportunidade de interagir com telas. Uma mesa digital permite explorar informações sobre o Livro Barleus (1647), raríssimo e luxuoso exemplar colorido da primeira edição de 1647, com o frontispício decorado e o retrato de João Maurício de Nassau. O livro contém 56 mapas e gravuras, a maioria destes de autoria de Frans Post. As 17 principais gravuras feitas por Frans Post demonstrando o local por onde os holandeses dominaram serão expostas em backlights e no livro virtual já existente na exposição do Brasil Holandês.

Uma curiosidade que compõe a mostra e chama atenção é uma miniatura do navio Zutphen, que integrou a esquadra holandesa da Comitiva de Nassau e foi executada em madeira e com detalhes em tecido e que passou a fazer parte da coleção do Instituto Ricardo Brennand, após doação realizada em 2011 pela Coleção Santander Brasil.

Raridades Expostas:

– Tela Fort Frederik Hendrik (1640): revela um panorama da ilha de Antônio Vaz, trazendo ao fundo o Fort Frederik Hendrik, conhecido como Forte das Cinco Pontas, onde se instala nos dias de hoje o Museu da Cidade do Recife. Primeira imagem pintada do Recife mostrando a ligação íntima do quadro com a cidade.

– Tela Ruínas do Convento do Carmo em Olinda (1664): obra de elevado apuro, característica da terceira fase, em que o artista passa a repetir a mesma meia dúzia de temas, neste caso, as ruínas de Olinda, capital de Pernambuco incendiada pelos holandeses em novembro de 1631 e que permaneceu em ruínas durante o período no qual Frans Post viveu no Brasil (1637 a 1644).

– Gravura Mauritiopolis (1645): Gravura dupla, tomada dos arrecifes, retratando a povoação do porto do Recife e a Cidade Maurícia (Mauritsstadt), Pernambuco.

Serviço
Exposição Frans Post: o primeiro olhar – uma imersão na paisagem do Brasil holandês
Onde: Instituto Ricardo Brennand, na Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea
Quando: De 11 de junho a 28 de julho
Horário: De terça a domingo a domingo, das 13h às 17h
Ingressos: Inteira – R$ 50,00 / Meia – R$ 25,00 / Crianças até 07 anos, mediante apresentação de documentação a entrada é gratuita. Compra pelo site www.institutoricardobrennand.org.br ou na bilheteria.
Mais informações: (21) 2121.0365/0334

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon