A força e a beleza de árvores milenares, como o Baobá, o Iroco (gameleira branca), o Umbuzeiro, a Castanheira do Maranhão e a Munguba, expressam sentimentos de ancestralidade e sagrado, mantidos vivos até hoje. As experiências ao redor dessas árvores, como locais de conversas, encontros e celebrações, inspiraram o mais novo trabalho da fotógrafa e artista Roberta Guimarães.
A exposição "Árvore da Palavra: Território Ancestral, Sagrado e da Criação" inicia sua etapa itinerante pelo Agreste e Sertão pernambucanos em julho, aberta ao público e com oficinas gratuitas. O projeto é apoiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura.
Onde – A primeira parada será no Quilombo Curiquinha dos Negros, em Brejão (Agreste), que receberá a mostra de 17 a 21 de julho, com um bate-papo com a fotógrafa e a curadora da exposição, Joana D’Arc Lima, no dia da abertura, às 18h30. Nos dias 18 e 19, a artista realizará uma oficina de técnicas de impressão e cópias a partir de pigmentos extraídos de flores e folhas (antotipia e fitotipia).
A mostra seguirá para Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, de 24 a 28 de julho, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Haverá um bate-papo com Roberta Guimarães, às 17h, no evento de abertura, com interpretação em LIBRAS. A oficina será realizada nos dias 25 e 26.
Após esta etapa itinerante, a mostra chega a Recife em novembro, na Galeria Arte Plural.
Fotografias – A exposição apresenta 57 fotografias em 35 painéis confeccionados em tecido tactel, narrando encontros nas Árvores da Palavra em Pernambuco – na Zona da Mata, Agreste e Sertão – e em Senegal, Nigéria e Benin, na África. As obras estão divididas em cinco núcleos temáticos: memória, ocupação, sagrado, tradição e da pele. Para a exposição, as próprias árvores são usadas como suportes, conectadas por varais de cabo de aço. As obras, confeccionadas em canvas, material resistente às intempéries (sol, chuva, vento), estão em chassis de 90x60, acompanhadas de textos narrativos sobre o projeto.
Serviço:
Exposição Árvore da Vida @arvoredapalavra
Por Roberta Guimarães @roberta.guimaraes.fotografia
Informações: arvoredapalavraexpo@gmail.com
Etapa itinerante
Brejão/Agreste
Local: Quilombo Curiquinha dos Negros | Terreiro de Marina
17 a 21/07 – Exposição
18 e 19/07 - Oficina