Exposição ‘Primeiro a fome, depois a lua’ celebra os 90 anos de José Cláudio na Galeria Marco Zero – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Exposição ‘Primeiro a fome, depois a lua’ celebra os 90 anos de José Cláudio na Galeria Marco Zero

Seleção inédita de obras evidencia o tema trabalhador na mostra, que começa no próximo dia 11 e segue até outubro, com entrada gratuita

Festejando os 90 anos do pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor José Cláudio, um dos mais ilustres e produtivos representantes da arte pernambucana, a Galeria Marco Zero anuncia o artista como o protagonista da próxima exposição do espaço, comandado por Marcelle Farias e Eduardo Suassuna. Sob a curadoria de Clarissa Diniz, a mostra, que entra em cartaz no dia 11 de agosto e permanece até 01 de outubro, tomou como ponto de partida o quadro ‘Primeiro a fome, depois a lua’ (1968). O título da obra, pertencente ao acervo original do Museu de Arte do Rio (MAR), batiza a exposição que celebra não apenas a pujança de sua pintura ou experimentalismo de sua obra, mas principalmente o caráter ético de sua trajetória. Com acesso gratuito, a Galeria Marco Zero fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, em Boa Viagem, no Recife.

ABORDAGEM – “Primeiro a fome, depois a lua” elege, como sua perspectiva central, o trabalho. Fundamentalmente, como José Cláudio enfocou o tema do trabalhador em sua obra e, ao mesmo tempo, compreendeu e politizou sua própria posição de artista como uma condição de trabalho. O conceito curatorial apresenta ao público não as reconhecidas dimensões paisagísticas de sua pintura – as quais são especialmente conhecidas em Pernambuco – mas, ao contrário, seu menos acessado engajamento social e político. “A exposição revela um artista atento às urgências sociais que não são diferentes da sua prática artística, onde José Cláudio se dispunha a pintar oito horas por dia, todos os dias. Dessa forma ele entendia e queria mostrar que o artista é também um trabalhador”, explica Clarissa.

SELEÇÃO INÉDITA – Além de reunir obras de colecionadores privados, datadas desde a década de 1950, a exposição apresenta importantes registros da coleção particular do artista, como os cadernos que José Cláudio produziu durante uma expedição pelo Rio Madeira, coordenada pelo zoólogo Paulo Vanzolini em 1975. Compreende a série dos carimbos; sua colaboração com o desenvolvimento de cartazes e pinturas murais para campanhas eleitorais; sua atuação como cronista e até mesmo – a exemplo do abissal projeto escultórico hoje guardado no Santuário dos Três Reinos – sua disposição a encarar grandes empreitadas de trabalho, que contaram com a colaboração com trabalhadores de áreas diversas: convocados não só por seu trabalho técnico ou mecânico, como também criador.

Serviço:
Exposição ‘Primeiro a fome, depois a lua’ – Obras de José Cláudio, com curadoria de Clarissa Diniz
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem
Abertura:11/08 às 19h | Visitação 11/08 até 01/10
Horário – seg à sex | 10h-19h | sáb |10h-17h
Acesso gratuito

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon