Exposição ‘Recife Através dos Tempos’ desembarca na Prefeitura - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Exposição ‘Recife Através dos Tempos’ desembarca na Prefeitura

Revista algomais

O hall da Prefeitura do Recife se transformou em uma galeria de arte ao abrigar a exposição Recife Através dos Tempos, sucesso de público durante o tempo em que passou na CAIXA Cultural Recife, no primeiro semestre deste ano. A mostra traz gravuras em nanquim feitas pelo artista Terciano Torres impressas em grandes formatos e retrata a evolução urbana e o desenvolvimento sociocultural da cidade através de imagens panorâmicas em grandes formatos. A Prefeitura recebe cerca de seis mil visitantes diários e a exposição se estende até o final do mês de setembro.

A mostra, que já foi conferida por mais de 40 mil pessoas, celebra em grande estilo a relação entre habitantes, cidade e história, comemorando ainda o aniversário de 480 anos do Recife e os 200 anos da Revolução Pernambucana. “Recife Através dos Tempos” mostra toda a evolução urbana da cidade de uma forma lúdica e revela os fatos históricos e peculiaridades do povo através de 32 gravuras. “Buscamos oferecer aos visitantes meios para que eles se apropriem da paisagem cultural e histórica da cidade, assim todos poderão perceber a dimensão do Recife enquanto espaço de vivências coletivas e patrimônio que se fez ao longo dos tempos”, explica Terciano Torres.

Agenda TGI

Alunos Rede Municipal Expsicao Recife Atraves dos Tempos Foto Inaldo Lins (33) c

As obras estão distribuídas ao longo das rampas de acesso ao prédio principal e o hall, por sua vez, abriga livro gigante sobre o Recife, no qual o visitante pode desenhar ou escrever sugestões para o futuro da cidade. A mostra é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta, entre 8h e 18h.

Mais sobre Terciano Torres – artista de múltiplas vertentes, Terciano nasceu no Recife, em Pernambuco, e passou sua infância em São Luís, no Maranhão. Os estudos de arquitetura na juventude e o apuro para o desenho livre e de ilustração foram outros fatores importantes para catalisar uma linguagem própria. Contabilizando exposições sobre sua obra realizadas em São Paulo, Brasília, no Maranhão e em Pernambuco, Terciano já desenvolveu estudos dos principais centros históricos do Brasil. Utilizando-se da técnica da macrografia, os mapas da evolução urbana dos principais centros históricos do Brasil que ele desenvolve possibilitam ao observador descortinar de maneira lúdica e educativa como ao longo dos tempos o território foi recebendo camadas e camadas de intervenções humanas até chegar ao formato atual de cidades históricas e compor o que se denomina- de paisagem cultural.

Ao tratado visual e geográfico, são agregados personagens e elementos que marcam a identidade desses lugares, com passagens que contam o diferencial de cada época retratada, com graça e humor. É um trabalho revelador e forte componente para uma reflexão sobre os rumos das cidades e o papel dos cidadãos em interação cotidiana com o seu ambiente.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon