Exposição revela atuação do Ministério Público contra o racismo - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Exposição revela atuação do Ministério Público contra o racismo

Revista algomais

Na mostra “Memórias: enfrentamento ao racismo”, organizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em colaboração com o Laboratório de Expografia do Curso de Museologia da UFPE, os visitantes são convidados a interagir em três espaços distintos para conhecer a atuação da organização no combate ao racismo. A exposição, que conta com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), foi inaugurada na Galeria Massangana do Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, Recife, no último dia 5 de abril, e estará em exibição até 16 de junho.

Por meio de fatos históricos e registros extraídos de processos e procedimentos em defesa das vítimas de crimes de racismo, a mostra narra a atuação do Grupo de Trabalho de Combate à Discriminação Racial (GT Racismo) do MPPE ao longo dos últimos 22 anos, o mais antigo em atividade no Brasil. Frases chocantes e pensamentos de combate ao racismo, como os do escritor indígena Aílton Krenak, estão exibidos em flâmulas de voile.

Agenda TGI

Os visitantes têm a oportunidade de compartilhar ainda suas vivências com qualquer forma de racismo em uma linha do tempo marcada pelos anos de atuação do GT Racismo do MPPE. Além disso, são convidados a deixar suas impressões sobre obras visuais e audiovisuais de jovens artistas que abordam a questão da racialidade. Por fim, podem montar uma narrativa utilizando figuras de “amas de leite”, personagens do Brasil escravagista, em um retroprojetor.

Com a curadoria dos professores Alexandre de Jesus e Elaine Müller, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, e do doutorando em antropologia Cássio Raniere, a exposição é uma iniciativa das divisões responsáveis pela memória e pelos arquivos do MPPE.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon