No feriado da Data Magna, recém-instituído no estado para celebrar o primeiro movimento pela independência do Brasil, o Museu da Cidade do Recife, equipamento gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, é uma parada necessária para quem quiser conhecer um pouco melhor a história de Pernambuco e do Brasil.
Em seus últimos dias de atividades, a exposição 1817 – Revolução Pernambucana relembra fatos e personagens importantes dessa história, a partir da exibição de vídeos, fotos e objetos antigos. A exposição é gratuita.
Os recifenses terão a última oportunidades de conferir a programação, montada em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), nesta terça (6), das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
O acervo está dividido em cinco eixos. Abrindo a visitação, a sala "Revoluções" mostra, através de textos e imagens históricas, o cenário que fez ebulir os ideais revolucionários. O ponto de partida é uma projeção com os nomes dos 150 homens presos no Forte de São Tiago das Cinco Pontas. A pesquisa aborda os ideais que moveram as revoluções em vários cantos do mundo, como a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos e outras ações libertárias na América.
No segundo eixo, o visitante faz um passeio ao Recife do início do século XIX, então chamado de Vila de Santo Antonio do Recife de Pernambuco. Os desenhos do pintor e desenhista francês Jean-Baptiste Debret e do viajante e escritor francês Louis-François de Tollenare foram utilizados na construção de vídeos para mostrar ao visitante o cotidiano de uma vila no período da revolução.
O terceiro eixo, chamado "Dezessete", é dedicado à Revolução. Estão expostos documentos e objetos históricos pertencentes ao IAHGP, entre eles a espada do Leão Coroado e a primeira prensa que chegou ao Recife, na primeira metade do século XIX. A exposição exibe também fac-símiles do Preciso (documento para nortear a ação do governo) e o manuscrito da Lei Orgânica escrita durante a República implantada no Pernambuco da época.
Em seguida, no quarto eixo, doze vídeos com depoimentos de historiadores mostram os lugares onde a revolução se fez presente de forma mais próxima. Entre esses endereços, está o próprio Forte das Cinco Pontas.
Dedicada às bandeiras, o quinto e último eixo é interativo. Além de estarem expostas a bandeira da Revolução Pernambucana e outras que inspiraram o movimento, o visitante é convidado a confeccionar sua própria bandeira, com cartolina e lápis de cor.
Serviço
Exposição "1817 - Revolução Republicana"
Data: Sábado (3), domingo (4) e terça (6), das 9h às 17h
Local: Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas, São José
Entrada gratuita
Informações: 3355-9540