Exposição traz ao público o fascinante universo da construção de violinos e arcos - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Exposição traz ao público o fascinante universo da construção de violinos e arcos

Revista algomais

Exibição na Caixa Cultural Recife, entre 4 e 6 de novembro, tem como destaque um violino armorial produzido pelos alunos da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã

A Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã promove a segunda edição da exposição “A arte da luteria e da arqueteria” entre os dias 4 e 6 de novembro, na Galeria 2 da Caixa Cultural Recife, com entrada gratuita.

Os visitantes do equipamento cultural, localizado no Marco Zero, terão a oportunidade de conhecer detalhes de dois raros e históricos ofícios: os de lutiê/luthier (construtor de instrumentos musicais de cordas friccionadas) e de arqueteiro/archetier (construtor de arcos para execução desses instrumentos).

“Minha intenção sempre foi dar visibilidade a essa parte do projeto Orquestra Criança Cidadã que caminha em paralelo às aulas e apresentações da área de música. São ofícios tão importantes para o músico, mas praticamente desconhecidos para quem não é da área”, afirma o luthier Carlos Alberto Gomes Filho, professor da EFLA. Serão expostos peças, instrumentos e todo o trabalho que alunos, monitores e professores realizam na Escola para amigos, familiares e toda uma sorte de visitantes, depois de tanto tempo de dedicação. 

Um detalhe extra do evento será a exposição de um violino armorial confeccionado sob inspiração nas formas e moldes dos instrumentos da família de luthiers italiana Guarnieri, no século XVI. O instrumento foi construído por Carlos Alberto sobre motivos desenhados pela psicóloga do Núcleo do Coque da OCC, Elaine Lima.

Agenda TGI
"É a primeira vez que participo de uma exposição assim, então estou com altas expectativas e tenho certeza de que será uma experiência única", garante Maria Paula Sales, aprendiz de luthier, de 18 anos.

Além da exposição de instrumentos, arcos e peças, serão realizadas apresentações com grupos de câmara da Orquestra Cidadã, tanto na abertura quanto no encerramento do evento. “Durante os dias de exposição, será possível experimentar os instrumentos (haverá um grupo de alunos que dará as orientações caso o visitante tenha vontade/curiosidade) e distribuição de brindes do projeto”, completa o professor e archetier Claudiano Lozer.

A ESCOLA

Em funcionamento desde 2012, a Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã é a primeira do Estado de Pernambuco e uma das poucas do Brasil, e atende, atualmente, a 50 jovens aprendizes. Em setembro de 2021, foram inauguradas suas novas instalações, que dispõem de amplas salas de aula e equipamentos modernos em 500m² de área construída na sede da Orquestra, nas dependências do 7º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, no bairro do Cabanga.

A obra de ampliação da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã contou com o financiamento da Conferência Episcopal Italiana (CEI), apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (para aquisição de maquinário) e tem a manutenção possibilitada pelo patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon