Obra do professor e juiz André Melo será lançada nesta quinta (6/11), no Espaço Memória da FDR, e analisa a produção historiográfica sobre a mais tradicional escola jurídica do país
A trajetória da Faculdade de Direito do Recife (FDR), uma das instituições mais emblemáticas da educação jurídica brasileira, é revisitada no livro “Uma história das histórias da Faculdade de Direito do Recife: no bicentenário dos cursos jurídicos no Brasil”, que será lançado nesta quinta-feira (6), às 19h, no Espaço Memória da FDR. A obra é assinada pelo professor e juiz André Melo Gomes Pereira, egresso da casa, e publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento contará com apresentação do professor George Galindo, orientador da tese que deu origem ao livro.
Fruto de sua pesquisa de doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), o trabalho de André Melo analisa como a história da FDR foi escrita ao longo do tempo. O autor examina os estudos de nove professores que contribuíram para a construção da memória institucional: Phaelante da Câmara, Odilon Nestor, Clóvis Beviláqua, Vamireh Chacon, Nelson Saldanha, Nilo Pereira, Gláucio Veiga, Pinto Ferreira e João Maurício Adeodato. O levantamento se baseia não apenas nas obras desses autores, mas também em documentos raros, atas, dossiês e registros históricos preservados no Arquivo e na Biblioteca da FDR.
“A análise permite uma visão da cultura jurídica brasileira, notadamente como o próprio campo jurídico se autocompreende historicamente por meio do exemplo eloquente de uma das duas primeiras faculdades de direito do Brasil e daquela que mais esforço empreendeu para escrever a sua própria história”, afirma André Melo, que atualmente leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para o professor, compreender essa tradição é essencial para entender a formação da cultura jurídica nacional.
O livro destaca ainda como a história sempre esteve presente na FDR sob diferentes perspectivas: em pesquisas sobre temas históricos em geral, em estudos sobre a história do direito e na produção específica de textos e crônicas sobre a própria instituição. “A história está presente na faculdade em três perspectivas: produção de investigações de temas históricos em geral por professores, alunos e egressos; produção específica sobre história do direito; e produção de textos, livros e artigos sobre a história da FDR, incluindo crônicas e memórias”, detalha o autor. No prefácio, George Galindo ressalta que a “obra é uma porta aberta para diversos futuros possíveis sobre como conceber a cultura jurídica brasileira”.
O lançamento integra as ações preparatórias para o bicentenário dos cursos jurídicos no Brasil, que será celebrado em 2027. Fundada em 1827, a FDR — originalmente sediada em Olinda e transferida para o Recife em 1854 — tornou-se referência nacional e símbolo da formação jurídica no país. Desde 1946, faz parte da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Serviço
Lançamento do livro: “Uma história das histórias da Faculdade de Direito do Recife: no bicentenário dos cursos jurídicos no Brasil”
Autor: André Melo Gomes Pereira
Editora: UEPB – 568 páginas
Data: 06/11/2025
Horário: 19h
Local: Espaço Memória da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) – Praça Adolfo Cirne, s/n – Boa Vista – Recife-PE

