Evento gratuito reúne 60 expositores e homenageia o talento das mãos que transformam a cultura local. Foto: Jonnathan Neto
A criatividade e a identidade pernambucana ganham destaque a partir desta quarta-feira (17) na 16ª edição da MADE Pernambuco – Mostra de Arte e Design, realizada no Shopping RioMar Recife, no bairro do Pina. Até o dia 30 de setembro, o público poderá conferir gratuitamente uma programação que une tradição, inovação e diversidade, consolidando a feira como uma das principais vitrines do artesanato e do design autoral do Estado.
Com o tema “Mãos de Pernambuco, talento que nasce aqui, arte que encanta em todo lugar”, a feira apresenta criações originais e sustentáveis de mais de 60 expositores. São peças que vão de acessórios e moda a objetos utilitários, cerâmica, móveis, biojoias, esculturas, luminárias e artigos infantis. Todas as obras são produzidas manualmente e refletem a força cultural de Pernambuco, com opções acessíveis para diferentes perfis de consumidores.
Entre os nomes presentes estão Adrianne Barros Design, Ateliê Marize França, Mestre Nena/Cerâmica do Cabo, Simone Andrade, Tacy Pontual, Ronaldo Fonseca, Zezinho Neto, entre outros artistas e marcas que levam autenticidade e inovação ao público. “A MADE se destaca pela qualidade, criatividade e diversidade dos artesãos, que trazem a força da identidade pernambucana em cada detalhe das peças apresentadas. Nesta edição, estamos homenageando quem faz o artesanato pernambucano, estamos destacando as mãos talentosas de nosso estado tão rico”, destacou Tacy Pontual, designer e artesã responsável pela organização da feira.
De acordo com um levantamento do IBGE, o segmento artesanal movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano no Brasil, representando 3% do PIB nacional e garantindo sustento para 8,5 milhões de pessoas, em sua maioria mulheres. Só a MADE Pernambuco deve movimentar em torno de R$ 1 milhão durante os dias de evento.
Serviço
Evento: MADE Pernambuco – 16ª edição
Local: Shopping RioMar Recife – Av. República do Líbano, 251, Pina – Recife/PE
Data: 17 a 30 de setembro de 2025
Horário: Segunda a sábado: 9h às 22h | Domingo: 12h às 21h
Entrada: Gratuita