Com otimismo renovado, setor projeta recuperação no faturamento durante a Páscoa de 2025, apesar de desafios financeiros persistentes
O setor de alimentação fora do lar em Pernambuco entra no feriadão de abril com boas expectativas. Segundo pesquisa da Abrasel em Pernambuco, 47% dos bares e restaurantes do estado preveem aumento no faturamento em relação à Semana Santa de 2024. A projeção é vista como sinal de fôlego para a recuperação financeira de um dos setores mais afetados por oscilações econômicas recentes.
Entre os otimistas, 14% esperam um crescimento de até 5% nas vendas; 17%, entre 6% e 10%; 12% estimam avanço de 11% a 20%; e 4% projetam aumentos acima de 21%. Já 34% dos entrevistados esperam faturamento igual ao do ano passado, enquanto 19% acreditam em queda.
“Os números revelam que o setor continua acreditando no seu potencial de retomada, especialmente diante de datas com forte apelo comercial, como a Páscoa. Tivemos um fevereiro desafiador, mas o cenário aponta para a recuperação”, afirma Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.
Apesar do otimismo, a pesquisa também aponta entraves. Em fevereiro, 21% dos estabelecimentos registraram prejuízo, enquanto 46% operaram em estabilidade e 32% lucraram. O levantamento ainda destaca que 23% dos empresários não conseguiram reajustar seus preços nos últimos 12 meses, mesmo com a alta dos custos operacionais. Além disso, 33% relataram dívidas em atraso, principalmente com impostos e bancos.