Fernando de Noronha promoverá um encontro coletivo em prol do meio ambiente e dos oceanos, encerrando as celebrações do mês do Meio Ambiente e dos Oceanos. O evento, intitulado "Noronha e Oceanos Sem Plásticos - De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico", contará com a participação de especialistas, ativistas, gestores ambientais, artistas e representantes de entidades ligadas à proteção dos oceanos. O objetivo é mudar perspectivas sobre o relacionamento da humanidade com os oceanos, estimulando ações integradas para reverter processos de poluição e degradação. O encontro será realizado presencialmente e também transmitido pela internet através dos canais do Lab no Instagram e Youtube, diretamente do Forte Nossa Senhora dos Remédios em Fernando de Noronha. A iniciativa é promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha.
“Este encontro inaugura um conjunto de ações planejadas pelo Lab Noronha, com diversos parceiros, para tornar a ilha um centro de integração e reverberação de movimentos internacionais voltados para soluções sustentáveis e regenerativas. A ideia é desenvolver, com participação ativa da comunidade local, novos modelos econômicos que impulsionem o turismo e outras vocações, e, simultaneamente, protejam o meio ambiente, reduzam desigualdades e fortaleçam a cultura pernambucana”, afirma Sérgio Xavier, diretor-executivo do Lab, ex-secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco.
A programação do encontro envolve apresentações artísticas, palestras, rodas de conversa, performances, atividades para crianças, lançamento de livros e exposição fotográfica "Desplastifique!". Também serão exibidos filmes e vídeo-mensagens de líderes ambientais, além da feirinha NoronhArte. O evento inclui atividades de educação ambiental lideradas pelo Climate Reality e pelo movimento Xô Plástico. Sua missão é conscientizar sobre a urgência de restringir o plástico, um problema discutido por 175 países que estão buscando desenvolver um tratado global da ONU para reduzir a poluição plástica, com o apoio da França e do Brasil.