Alepe discute próximos passos para a construção da ferrovia Salgueiro – Suape – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Alepe discute próximos passos para a construção da ferrovia Salgueiro – Suape

Em uma audiência realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, ontem (8), no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Pernambuco, os deputados receberam o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, que prestou esclarecimentos sobre a atuação do Governo do Estado na tentativa de viabilizar a construção da linha Salgueiro – Suape. O trecho foi amputado do projeto da Transnordestina em dezembro, pela empresa concessionária.

“A decisão de construir um ferrovia é de estratégia nacional”, defendeu o secretário de desenvolvimento econômico, Guilherme Cavalcanti. “A transnordestina é pensada para habilitar novas cargas e novos territórios de desenvolvimento econômico do Nordeste todo”.

Guilheme destacou que o Governo Federal e o Governo do Estado estão alinhados, compreendendo que a decisão que retirou Pernambuco desse empreendimento, de desenvolvimento regional, trouxe um grande prejuízo a economia de todo o Nordeste. O secretário esclareceu dúvidas acerca da autorização dada à Bemisa no ano passado, ressaltando o interesse da empresa numa conexão ferroviária, mas principalmente apontou quatro alternativas que estão sendo debatidas sobre o futuro do empreendimento. “A principal alternativa e a que me parece mais provável que aconteça no curto prazo é o Governo Federal retomar de imediato os investimentos com recursos federal, através da Infra, e feito isso evolu para a modelagem de uma nova concessão, considerando que nós temos demandado e exigido condições isonômicos aquelas que foram apresentadas à TLSA”.

SITUAÇÃO ATUL DAS OBRAS

De acordo com o mapa de execução apresentado durante a reunião, as obras de implantação da linha ferroviária em Pernambuco estão concluídas até a cidade de Custódia, localizada no Sertão do Moxotó. Além disso, o túnel de passagem no município de Salgueiro, situado no Sertão Central, também foi escavado. Estima-se que o orçamento necessário para implantar a linha até Suape seja de aproximadamente 5 bilhões de reais. O Ministério dos Transportes informou à Algomais em nota oficial no mês passado que o trecho Salgueiro – Suape possui 38% das obras executadas.

PRÓXIMOS PASSOS NA ALEPE

O deputado João Paulo (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, planeja realizar um debate sobre o tema na Assembleia Legislativa, juntamente com a bancada federal pernambucana, na próxima segunda-feira, dia 15. Durante a reunião desta segunda-feira, sindicatos de petroleiros, ferroviários e metroviários, bem como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PE), estiveram presentes. O deputado destacou a importância da união entre o Parlamento e o Governo do Estado na defesa da Transnordestina. Além disso, anunciou que a Frente Parlamentar pretende realizar uma audiência pública em Salgueiro para ouvir as demandas da região relacionadas à ferrovia.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon