Festival Arte Na Usina 2025 Reúne Programação Gratuita E Grandes Nomes Da Música Na Mata Sul De Pernambuco - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Festival Arte na Usina 2025 reúne programação gratuita e grandes nomes da música na Mata Sul de Pernambuco

O Festival Arte na Usina — Safra 2025 chega à sua 11ª edição entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, consolidando-se como uma das principais agendas culturais da região. Com programação totalmente gratuita, o evento reúne shows no Pátio da Indústria, incluindo apresentações de Adilson Ramos, Almério, Joyce Alane e Natascha Falcão, além de artistas locais, atrações circenses, missa de abertura e atividades que reforçam seu papel como vetor cultural e turístico.

Tradição, renovação e impacto territorial

Com o tema “Tradição e Renovação”, a edição destaca a necessidade de valorizar a história local ao mesmo tempo em que projeta novos caminhos para o futuro, alinhando-se ao trabalho contínuo desenvolvido pela Usina de Arte. A região, antes marcada pela monocultura da cana-de-açúcar, vem ampliando alternativas econômicas, especialmente no turismo e na cultura, refletindo um movimento crescente de protagonismo comunitário.

Esse processo se reflete em ações estruturadas da Usina de Arte, que atua na formação, democratização do acesso à cultura e promoção de oportunidades. O projeto já se tornou parte expressiva da dinâmica local, fomentando novas vocações e contribuindo para a integração de jovens em diversas áreas de conhecimento, ao mesmo tempo em que amplia o repertório cultural da comunidade.

Depoimentos e efeitos econômicos

“Quando começamos o projeto da Usina, nosso objetivo era transformar economicamente a região, e hoje, por meio da cultura e do turismo, existe um movimento efervescente de desenvolvimento, a economia gira, as pessoas têm mais oportunidades, sonhos mais ousados. Ver nossos jovens nas universidades, por exemplo, é motivo de muito orgulho".

A avaliação da presidente da Usina de Arte, Bruna Pessôa de Queiroz, reforça o papel estruturante da iniciativa no território. A percepção é compartilhada por empreendedores, que apontam o festival como catalisador de visibilidade, circulação de visitantes e fortalecimento de negócios locais, cujos efeitos se estendem para além dos dias da programação.

Perspectivas e fortalecimento da cadeia cultural regional

A Usina de Arte também integra ações de formação, preservação ambiental e estímulo ao empreendedorismo, apoiadas por equipamentos como o Parque Artístico-Botânico, a Escola de Música, a Biblioteca e o Fab Lab Mata Sul. Com cerca de 12 mil visitantes esperados para a edição deste ano, a iniciativa reforça o impacto contínuo do projeto na economia local, no turismo e na valorização do território, que recebe semanalmente cerca de 1.500 pessoas.

Serviço

  • O que: Festival Arte na Usina — Safra 2025
  • Data: 5 a 7 de dezembro de 2025
  • Horário: Programação variada ao longo dos dias (vide cronograma oficial abaixo)
  • Local: Usina de Arte — Água Preta, Mata Sul de Pernambuco
  • Classificação: Livre

Programação

Dia 05/12:
16h30 - Lona de Circo - Cia. Master Circo
18h - Missa de Agradecimento - Capela de Santa Terezinha
19h - Wilson Monteiro e Orquestra Emoções
20h - Grupo Alcano
22h - Adilson Ramos

Dia 06/12:
16h30 - Lona de Circo - Cia. Master Circo
19h - Júnior Praxe
21h30 - Natascha Falcão
23h - Forró na Caixa

Dia 07/12:
10h - Lona de Circo - Cia. Master Circo
19h - Joyce Alane
21h30 - Almério

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon