Dentro da programação do 29º Festival de Inverno de Garanhuns, o XV VIRTUOSI NA SERRA acontece de 23 a 26 de julho, com concertos às 16h e às 21h na Igreja de Santo Antônio, Garanhuns.
A abertura da programação será na terça feira dia 23, às 16h, com a apresentação do violonista eslovaco Adam Marec que conta com apoio da Universidade da Eslováquia e do Consulado. Adam Marec estudou no Conservatório de Žilina seguindo na Universidade de Artes de Banská Bystrica. Apresenta-se regularmente como solista e toca com orquestra e vários conjuntos de câmara. Ele tem dado concertos na Eslováquia, República Checa, Polónia, Hungria, Alemanha, Itália, França, Espanha, Rússia, Islândia e Grã-Bretanha. É laureado em três concursos internacionais. É tutor no Conservatório e na Academia de Artes de Banská Bystrica e Ján Albrecht's Academy, em Banská Stiavnica.
No mesmo dia, às 21h, a Orquestra Jovem de Pernambuco sob regência do Maestro Rafael Garcia apresenta um concerto com obras virtuosísticas que serão executadas por jovens instrumentistas pernambucanos tais como o violinista Gilson Filho e o violista Raul Victor Martins, além do violonista Adam Marec. Gilson Filho é bacharel pela Nicholls State University e o Mestre pela University of New Mexico, é natural de Recife onde começou seus estudos de violino no projeto Suzuki na comunidade do Alto do Céu. Foi violinista da Orquestra Sinfônica da Bahia e Spalla da Orquestra Juvenil da Bahia / Neojiba. Premiado no 10º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, obteve a primeira colocação na competição na Nicholls State University, primeiro prêmio e escolha da platéia no concurso da Universidade do Novo México. Tem sido solista com as Orquestras Sinfônica da Paraíba, Festival Virtuosi, Festival de Música Eleazar de Carvalho, "Cores da Invenção" com o violinista Gilles Apap, entre outras. Raul Victor Martins Natural de Recife, atuou como violista nas principais orquestras do nordeste, centro-oeste e no projeto social Orquestra Cidadã, onde iniciou seus estudos musicais. Ao longo dos anos, vem se desenvolvendo como chefe de naipe convidado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob direção artística de Rafael Garcia, acompanhando grandes nomes da música erudita tais como Giora Schmid, Leonardo Altino, Yia Jia Susane Hou, Benjamin Schmid, dentre muitos outros. Em 2014 participou da turnê europeia com a Orquestra Criança Cidadã e no ano seguinte da turnê Brasil, tocando nas principais salas de concertos. Participou como jovem solista no programa Prelúdio da TV Cultura. Atualmente é professor de viola e violino no Projeto de Ação Social pela Música de João Pessoa e é aluno do Bacharelado em Música da UFPB.
Dia 24, às 16h, jovens instrumentistas nordestinos apresentam o programa intitulado “A Nova Geração” com participação de Raul Victor Martins, Daniel Espinoza e Fernando Trugueiro. Daniel Espinoza iniciou os estudos musicais com seu pai. É Bacharel em Música pela UFPb. Foi aprovado no programa de mestrado em viola performance na WWU Musikhochschule, em Münster, Alemanha. Foi selecionado dentre jovens violistas de todo o mundo para tocar em masterclass no 45º Congresso da Internacional Viola Society (IVC Rotterdam). Participou como camerista e recitalista no Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, Festival Virtuosi e Encontro Nacional de Violistas (I ENVIO). Foi selecionado dentre jovens de toda américa latina para atuar como camerista no Ilumina Festival. Atualmente é violista do Quinteto Clóvis Pereira. Natural de Pernambuco, Fernando Trigueiro, iniciou os estudos de violoncelo na instituição “Orquestra Criança Cidadã”. Estuda no curso de Bacharelado em música da UFPE. Participou de vários festivais importantes, dentre eles FEMUSC, Festival Música nas Montanhas e festival Virtuosi. Participou de Master Class com professores: Aldo Mata, Leonardo Altino, Stanimir Todorov, Eduardo Vassallo, Robert Suetholz, Victor Uzur, Dennis Parker e outros. Participou de concertos na Alemanha, Portugual, Estados Unidos e Itália. Atualmente é violoncelista do Quinteto Pernambucano e segundo violoncelo da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Às 21h, o pianista russo Ilya Ramlav apresenta um programa com obras de Mozart, Liszt & Rachmaninov. Ilya Ramlav começou seus estudos de piano aos 9 anos no Conservatório de Moscou graduando em 2015. Atualmente está realizando pós-graduação em Manchester, UK com Graham Scott. Venceu mais de dez concursos nacionais e internacionais, recebendo primeiro prêmio nos concursos J. Francaix em Paris; Saratov, Russia; Rubinstein Chamber Music, Moscow; “Flame” International Competition em Paris. É bolsista da Fundação Rostropovich. Em 2014 gravou um CD para o selo Animá Records.
Dia 25, às 16h, o violinista pernambucano Gilson Filho sobe ao palco da Igreja acompanhado pelo pianista Luis Felipe Oliveira para apresentarem um programa com obras de Schumann, Beethoven, Bazzini e Waxman. Logo mais à noite, (21h) o pianista Luis Felipe Oliveira apresenta um programa com obras de Beethoven, Brahms e Chopin. Natural de Gravatá, está finalizando sua graduação no curso de Bacharelado em Piano na UFPe. Detém importantes prêmios em concursos tais como Piracicaba International Competition (2017); Rachmaninov International for Young Pianists (2015); Souza Lima (2018); Nacional de Piano da Universidade Mackenzie (2015) e Edna Basseti Habith (2017); além de participação no Programa Prelúdio da TV Cultura (2016). Em 2015 e 2017 participou do recital “Talentos Piano Brasil”, Auditório do BNDES. Em maio de 2016 lançou seu “Projeto Piano em Casa” que tem como objetivo aproximar a música para piano de seu público
Finalmente o programa VIRTUOSI se encerra no dia 26 às 16h com o grupo IAMAKÁ que apresenta um programa com músicas medievais e renascentistas. O IAMAKÁ é vinculado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Escola de Música Anthenor Navarro (EEMAN). O grupo desenvolve um trabalho que abrange os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em especial a medieval e a renascentista, em novos arranjos e roupagens; e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.
A palavra “Iamaká” é citada no livro "Rondônia" (1919), de Roquette-Pinto, referindo-se a templos construídos pelos índios Parecis, nos quais eram guardados os instrumentos sagrados, incluindo as flautas (chamadas de “buzinas”).
Além dos instrumentos tradicionais, como violino, violoncelo e violão, outros são utilizados pelo grupo, como harpa celta, marimbau, viola de arame, alaúde, guitarra portuguesa, bandolim, percussões diversas e flautas doces, dentre essas uma flauta contrabaixo com dois metros de altura.
PROGRAMAÇÃO
TERÇA 23|07
16h
ADAM MAREC, violão
21h
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regente
Adam Marec, violão
Gilson Filho, violin
Raul Victor Martins, viola
QUARTA 24|07
16h
A NOVA GERAÇÃO
Raul Victor Martins, viola
Fernando Trigueiro, cello
Daniel Espinoza, viola
21h
ILYA RAMLAV, piano
QUINTA 25|07
16h
GILSON FILHO, violino
LUIS FELIPE OLIVEIRA, piano
21h
LUIS FELIPE OLIVEIRA, piano
SEXTA 26|07
16h
IAMAKÁ
(Grupo da UFPb)