De 21 a 23 de setembro deste ano, o Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife, será o palco da quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, um evento gratuito que abordará o futuro do jornalismo e sua relevância na sociedade brasileira. O festival, idealizado pelo Instituto FALA!, pretende explorar as diversas formas de arte e cultura, conectando-as ao jornalismo independente e à comunicação popular, com foco nas múltiplas linguagens do cotidiano, incluindo slam, literatura, teatro, música, artes visuais e cinema.
Os organizadores destacam que o objetivo do Festival FALA! é criar um espaço para reflexões sobre o papel do jornalismo independente e da comunicação popular como instrumentos de promoção de uma democracia plena. Além disso, busca-se discutir a importância da cultura, identidade e diversas formas de expressão artística no jornalismo. Durante os três dias de programação, haverá oficinas, performances artísticas, mesas de debate e rodas de conversa abordando temas como a relação entre jornalismo e poesia, comunicação e ancestralidade, educação midiática para combate ao discurso de ódio, território como meio e mensagem da comunicação, jornalismo de causas e a cobertura de políticas, economia e justiça.
“O Festival FALA! tem se tornado cada vez mais uma referência para comunicadores de causas. É um espaço seguro onde se abarca a pluralidade e a responsabilidade social, além do compromisso com a democracia. São diversas vozes que ecoam e se unem em prol da comunicação, da cultura e do jornalismo de causas, em busca de um impacto positivo na sociedade”, afirma Rosenildo Ferreira, fundador do site de notícias 1 Papo Reto e correalizador do Festival FALA!.
O Festival FALA! também apresentará ao público os trabalhos de reportagem e produção audiovisual de quatro coletivos de comunicação de Salvador e região metropolitana, selecionados por meio de um edital anunciado na edição anterior, em 2022. Os conteúdos serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do YouTube do Instituto FALA!.
Programação do Festival FALA! – 2023
Quinta-feira, 21 de setembro:
- 18h30: Abertura oficial do Festival FALA!
- 18h45: Intervenção artística de Isaar, cantora, compositora e batuqueira.
- 19h00: Mesa de abertura com homenagem ao poeta Miró da Muribeca, com leitura de sua obra à luz da comunicação e cultura periféricas.
- 20h30: Apresentação do afoxé Omô Nilê Ogunjá.
Sexta-feira, 22 de setembro:
- 10h00: Apresentação de Siba Puri, cantora, percussionista e diretora musical de música indígena contemporânea e reggae originário.
- 10h15: Primeira mesa – “Comunicação e ancestralidade: memória e linguagem para a transformação,” mediada por Rosenildo Ferreira, com participação de Mãe Beth de Oxum, Marcos Wesley e Géssica Amorim.
- 14h00: Duas oficinas simultâneas: “Histórias visuais: a comunicação em movimento” e “Jornalismo e outras formas de contar histórias.”
- 15h45: Apresentação de Bione.
- 16h00: Segunda mesa – “Incidências climáticas: meio ambiente e direito à vida em pauta,” mediada por Pedro Borges, com Karla Mendes, Takumã Kuikuro e André Fidélis.
- 17h45: Primeira roda de conversa – “Questões identitárias ou estruturais? O que pode o jornalismo de causas,” mediada por Rosane Borges, com Ana Flor Fernandes, Juarez Xavier e Cristian Góes.
- 19h30: Apresentação da Jornada de MCs.
Sábado, 23 de setembro:
- 10h00: Apresentação de Orun Santana, artista, bailarino, capoeirista e pesquisador em dança e cultura afro.
- 10h15: Terceira mesa – “Território como meio e mensagem da comunicação posicionada,” mediada por Giovana Carneiro, com Gilmara Santos, Bia Pankararu e Edson Fly.
- 14h00: Oficina “Grana e Afeto” e roda de conversa sobre “Educação Midiática: caminhos para combater a desinformação e o discurso de ódio.”
- 15h45: Intervenção artística do coletivo Manifesto Cultura Popular.
- 16h00: Quarta mesa – “Jornalismo de causas e o tripé do poder: Política, Economia e Justiça,” mediada por Jessica Santos, com Flávia Lima, Fabiana Moraes e Thula Pires.
- 17h30: Encerramento com a diretoria do Instituto FALA!
- 17h45: Última intervenção artística com o Som na Rural, Mãe Beth de Oxum e Rayssa Dias.