Festival Internacional Das Artes Pão E Tinta Colore A Comunidade Do Bode Com O Tema “Quebrada De Mar E Mangue” - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Festival Internacional das Artes Pão e Tinta colore a comunidade do Bode com o tema “Quebrada de Mar e Mangue”

Revista Algomais

A 13ª edição do evento multicultural acontece entre os dias 5 e 7 de setembro, no bairro do Pina, e homenageia Chico Science e Josué de Castro

A comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul do Recife, será palco da 13ª edição do Festival Internacional das Artes Pão e Tinta, que acontece de 5 a 7 de setembro de 2025. Com o tema “Quebrada de Mar e Mangue”, a programação celebra os 50 anos do Hip-Hop e vai reunir graffiti, música, poesia e dança, transformando as ruas em grandes galerias a céu aberto. Ao todo, 30 artistas locais, nacionais e internacionais participarão do encontro.

“Quando nós fazemos essa manifestação cultural dentro da comunidade, estamos também fazendo um debate importante sobre o direito ao território, ou seja, a gente está usando a arte como ferramenta de demarcação de território para debater direito ao território e direito à cidade”, afirma Matheus Drama, integrante do Coletivo Pão e Tinta.

A programação inclui batalhas de rima, oficinas, rodas de diálogo, apresentações de rap, coco, dança de rua e poesia falada. Um diferencial do festival é o investimento em acessibilidade, com oficinas de graffiti em Libras, painéis táteis para pessoas com deficiência visual, audiodescrição ao vivo e intérpretes de Libras. “A Arte nos dá o poder para pintar um novo futuro, adaptando e fortalecendo o território através das vivências para que assim possamos subverter a margem transformando-a em um espaço mais acolhedor e inclusivo para todes, uma arte que soma ao invés de excluir.”, diz Inay Victoria, também do coletivo.

O festival ainda contará com um leilão de obras, cujos recursos serão revertidos em ações culturais na comunidade. Cada artista convidado doará uma obra para compor o acervo da Pinacoteca do Coletivo Pão e Tinta. Nesta edição, as homenagens serão a Chico Science, símbolo do movimento Manguebeat, e a Josué de Castro, médico e intelectual referência mundial no combate à fome.

Serviço
13ª edição do Festival Internacional de Artes Pão e Tinta
Tema: “Quebrada de Mar e Mangue”
Datas: 5, 6 e 7 de setembro de 2025
Local: Comunidade do Bode, bairro do Pina, Zona Sul do Recife
Entrada gratuita

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon