Festival Pernambuco Meu País 2025 Leva Mais De 900 Atrações Culturais A 10 Cidades Do Interior - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Festival Pernambuco Meu País 2025 leva mais de 900 atrações culturais a 10 cidades do interior

Revista Algomais

Com investimento de R$ 30 milhões, evento promovido pelo Governo do Estado fortalece economia criativa no Agreste e Sertão entre julho e setembro

De 25 de julho a 7 de setembro, o Festival Pernambuco Meu País 2025 promete movimentar o interior com arte, música, teatro e tradições populares. A nova edição, anunciada pela governadora Raquel Lyra, será realizada em 10 cidades do Agreste e Sertão, com mais de 900 atividades gratuitas que vão de shows e cortejos a oficinas e feiras. Com aporte superior a R$ 30 milhões, o festival amplia sua presença territorial e reafirma seu papel como política pública de valorização cultural e desenvolvimento regional.

"Este ano vamos realizar um festival ainda maior, alcançando 10 cidades e integrando essa política pública a eventos tradicionais, como a Festa dos Estudantes de Triunfo, o Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte e o Festival do Frio do Vitorino, em Riacho das Almas", destacou Raquel Lyra. As atividades começam nas quintas com a Trupe Pernambuco Meu País e, às quartas, o FormaPE oferece oficinas e workshops nas cidades-sede. A secretária de Cultura, Cacau de Paula, reforçou que a curadoria respeita a identidade local, promovendo integração entre o palco estadual e as festividades municipais.

A programação é multidisciplinar e inclui artes visuais, circo, gastronomia, fotografia, literatura, dança e teatro. “O Pernambuco Meu País trabalha todas as linguagens culturais. É feita uma curadoria multidisciplinar com especialistas em todas as áreas, não estamos falando apenas de música. É uma grande festa da cultura que tem desdobramentos muito importantes para a economia do estado de Pernambuco”, pontuou Renata Borba, presidente da Fundarpe. Este ano, o festival homenageia os mestres Manuel Eudócio, Severina Lopes e Salustiano.

As apresentações começam por Salgueiro e Triunfo (25 a 27/7), e seguem por Buíque (1 a 3/8), Bezerros e Serra Negra (8 a 10/8), Pesqueira (15 a 17/8), Gravatá (22 a 24/8), Arcoverde e Riacho das Almas (29 a 31/8) e Caruaru (5 a 7/9). Artistas como Xanddy Harmonia, Mastruz com Leite, Luedji Luna, Jota Quest, Zeca Baleiro, Alexandre Pires, Lenine, Seu Jorge, Alcione, Criolo e Iza estão entre os destaques, além de expressões tradicionais como o Coco Raízes de Arcoverde, o Maracatu Piaba de Ouro e os Afoxés Alafin Oyó e Omim Sabá.

Serviço – Festival Pernambuco Meu País 2025
🗓️ De 25 de julho a 7 de setembro
📍 Cidades e atrações confirmadas:
Salgueiro: Kelvis Duran, Adílson Ramos, Pablo, Xande de Pilares, Limão com Mel, entre outros
Triunfo: integra com a Festa dos Estudantes
Buíque: Antúlio Madureira, Mano Walter, Luedji Luna, Xamã
Bezerros / Serra Negra: Lia de Itamaracá, Jota Quest, BaianaSystem, Cátia de França, Gaby Amarantos
Taquaritinga do Norte: integra com o Festival Café Cultural
Pesqueira: Matuê, Nando Cordel, Zeca Baleiro, Vitor Fernandes
Gravatá: Dorgival Dantas, Alexandre Pires, Lenine, Falcão
Arcoverde: Nação Zumbi, Mart’nália, Seu Jorge, Quinteto Violado
Riacho das Almas: integra com o Festival do Frio do Vitorino
Caruaru: Alcione, Tiago Iorc, Criolo, Iza, Fábio Jr., José Augusto
Mais informações no perfil oficial da @secultpe.fundarpe no Instagram.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon