Fiepe: Indústria pernambucana começa 2024 com menos confiança - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Fiepe: Indústria pernambucana começa 2024 com menos confiança

Os empresários industriais de Pernambuco iniciaram o ano de 2024 com uma diminuição na confiança, conforme indicado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do estado. Houve uma queda de 2,1 pontos na transição de dezembro de 2023 para janeiro deste ano, levando o índice de 57,8 pontos para 55,7 pontos. Apesar da redução, o resultado permanece positivo, mantendo-se acima da marca de 50 pontos, que é considerada a linha divisória. A queda no índice foi influenciada pelas condições atuais, conforme explicado pela pesquisa. O indicador de Condições Atuais reflete a percepção dos empresários da indústria em relação à situação atual dos negócios, registrando uma diminuição de 4,4 pontos percentuais e atingindo 51,7 pontos, aproximando-se assim da marca de 50 pontos.

“Muitos fatores justificam esse cenário, digamos, mais complicado dentro das empresas. O excesso de burocracia, a dificuldade de acesso a crédito e a alta carga tributária são fatores que pesam, sobretudo para as pequenas e médias empresas. Sem falar na alta cambial, que impactaram os negócios que dependem da matéria-prima vinda de fora”.

No entanto, o desempenho do ICEI local não foi totalmente desfavorável, graças ao índice de Expectativas. Para os próximos seis meses, os empresários demonstram otimismo em relação a um cenário mais positivo. Embora tenha sofrido uma queda de 2,1 pontos percentuais de um mês para o outro, o índice ainda se mantém em território positivo, ao permanecer acima da linha divisória, registrando 57,7 pontos, como explicado por Cézar.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon