Dirigido por Daniel Aragão e Sérgio Bivar, longa pernambucano mergulha em uma Recife distópica e reflexiva, em exibição a partir de 23 de outubro
O novo longa-metragem “A Primavera”, dirigido pelos pernambucanos Daniel Aragão e Sérgio Bivar, estreia no próximo dia 23 de outubro, no Moviemax Rosa e Silva, Zona Norte do Recife. Ambientado em uma cidade decadente e melancólica, o filme acompanha o poeta de rua Jeová (Luiz de Aquino) em sua busca por inspiração e reconhecimento, ao lado de Maria Suzanne (Eduarda Rocha), uma garota de programa. A trama se desenvolve em meio a dilemas sobre arte, dinheiro e desejo, explorando a sobrevivência e a poesia em uma metrópole que desumaniza.
Em sua estreia no cinema, Sérgio Bivar, também autor do roteiro, revela que a inspiração nasceu de encontros com um poeta real no Bar Central, no centro do Recife. “Além do conteúdo, o que distinguia aquele papel de um mero informe publicitário era que a entrega estava condicionada à contrapartida de alguma moeda, não somente para ajudar na sua subsistência, mas implicando também no seu reconhecimento como artista”, comenta. O diretor explica que o filme reflete a luta por reconhecimento artístico e a natureza ambígua do dinheiro em uma sociedade desigual.
A produção, concebida de forma independente e com orçamento de guerrilha, teve como princípio preservar a autenticidade dos cenários e personagens. “Há um tanto de bricolagem, pois a filmagem da obra não representou um acontecimento na cidade, não houve fechamento de vias, equipe policial, nada parou. Ela somente aconteceu dentro das possibilidades que se abriam, o resultado foi um verdadeiro presente. Seria impossível refilmar ‘A Primavera’”, afirma Daniel Aragão. O roteiro, segundo os diretores, buscou dar protagonismo à cidade, abraçando suas contradições e permitindo improvisos criativos do elenco.
O elenco é formado inteiramente por pernambucanos, com destaque para artistas de diferentes áreas, como poesia, artes plásticas e música. As filmagens ocorreram em locações icônicas, como o Bairro do Recife, o Parque do Baobá e o Alto da Sé, em Olinda. Bivar destaca a espontaneidade do elenco e a liberdade de criação como diferenciais do processo. “Como Daniel precisava girar 360 graus com a câmera, toda a equipe precisou se esconder e ficar só no monitor. Então, foi realizado um plano sequência longo, num único take e corte, sem direção, por assim dizer. Um registro irreplicável”, afirma o diretor.
Com trilha sonora de Vince Watson e direção de fotografia de Daniel Aragão, A Primavera propõe uma experiência sensorial e simbólica. “Imaginamos também que o longa sirva para as pessoas sentirem e refletirem, que possam buscar, muito além das sensações, os sentimentos”, diz Bivar. A obra, produzida pela Casona Estúdios e Cicratrix, se insere na tradição do cinema pernambucano contemporâneo ao propor um retrato crítico e poético de uma cidade em transformação.
Serviço
Filme: A Primavera
Estreia: 23 de outubro de 2025
Local: Moviemax Rosa e Silva – Recife (PE)
Classificação indicativa: 16 anos