Fim de semana do Parque de Dois Irmãos tem comemoração de aniversário e enriquecimento com os animais

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, preparou atrações especiais para o fim de semana no Parque de Dois Irmãos. No sábado (17), os macacos-pregos-galegos (Sapajus flavius) e os macacos-bugios (Alouatta belzebul) participarão de enriquecimentos alimentar e cognitivo. O enriquecimento ambiental é uma atividade desenvolvida dentro do recinto pelos biólogos e médicos veterinários para estimular os animais. Com isso, é possível fazer com que eles se sintam na natureza, promovendo bem-estar e interação. Os enriquecimentos ambientais se dividem em alimentar, cognitivo, físico, sensorial e social, e é aplicado de acordo com o comportamento de cada espécie.

Os Macacos-pregos-galegos são espécies endêmicas da Mata Atlântica Nordestina, com ocorrência restrita a poucos fragmentos nos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Eles já integram a lista de animais em extinção, classificados como criticamente em perigo pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Na atividade de enriquecimento, realizada no sábado, às 10h30, será utilizado o fruto do dendê que os seis indivíduos da espécie do parque adoram.

Já os macacos-bugios, também conhecidos por guariba, possuem cauda longa e uma das características marcantes é o som emitido que pode ser escutado a longas distâncias. Essa vocalização pode se assemelhar a gritos, latidos, rugidos e ao roar. O macaco-bugio pode ser encontrado no Brasil, próximo a regiões de remanescentes de Mata Atlântica. Estão classificados com status de vulnerável à extinção, principalmente pelo desmatamento e caça predatória. No enriquecimento do sábado, às 15h30, eles vão se deliciar com diferentes folhas da Mata Atlântica.

O domingo será dedicado ao aniversariante do dia, o Chimpanzé (Pan troglodytes), que completa 62 anos. Carinhosamente chamado de Sena, ele chegou no Parque em agosto de 1972, transferido de um circo, e é um animal sensível a barulho. A equipe acredita que ele é um dos animais mais velhos em zoológicos do País e pesa cerca de 80 quilos. As comemorações do aniversário começam a partir das 15 horas do domingo (18), e Sena será presenteado com um bolo especial.

Os chimpanzés são animais extremamente inteligentes, além de dividir entre 98 a 99% do nosso DNA, alimentam-se de uma variedade de comidas, incluindo frutas e folhas. São encontrados no norte do Rio Congo, na África, e estão classificados como em perigo de extinção devido à perda de habitat natural provocado principalmente pela caça irregular.

Exposição Mundo dos Répteis – Outra atração que promete muito aprendizado é a exposição “Mundo dos Répteis”, que mostra as curiosidades de 25 serpentes de 14 espécies, dois lagartos e uma cobra-de-duas-cabeças. Uma das serpentes que chama a atenção na exposição é a Piton-reticulada (Python reticulatus), considerada a maior espécie do mundo e que pode medir até 11 metros, ou seja, o equivalente a um prédio de quatro andares. A exposição está sendo realizada no Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho do Parque de Dois Irmãos, é uma parceria com o Serpentário Mata Sul, localizado no município de Rio Formoso.

Cada programação tem seu horário e local definido. Confira:

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DE DOIS IRMÃOS

Sábado (17/08)

Horários: 10h30 – Enriquecimento com os macacos-pregos-galegos

Local: Alameda dos Primatas

15h30 – Enriquecimento com os macacos-bugios

Local: Alameda dos Primatas

Domingo (18/08)

Horários: 15h30 – Aniversário do Chimpanzé

Local: Recinto do Chimpanzé

Onde: Parque Dois Irmãos, Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife – PE.
Ingressos: Preço único de R$ 2,00 por pessoa – gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças até 1 metro de altura e pessoas com deficiência com seus acompanhantes.

Exposição “Mundo dos Répteis”

Horário: 9 às 16h

Local: Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho do Parque Estadual de Dois Irmãos, na Praça Farias Neves, s/n – Dois Irmãos, Recife – PE
Ingressos: R$ 3,00 (vendidos na entrada da exposição, separadamente do ingresso do Parque*). Visitantes com mais de 60 anos, crianças até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes não pagam.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon