A fisioterapia também trouxe novas possibilidades de tratamento e prevenção. Uma delas é a osteopatia, que emprega um conjunto de técnicas manuais, que atuam na estimulação dos tecidos. “Após a avaliação do paciente o profissional osteopata identifica qual técnica se faz necessária naquele momento”, explica Maria do Socorro Almeida Costa, fisioterapeuta da Clínica Ciclo Fisioterapia.
Com o uso das mãos, o profissional desbloqueia restrições de mobilidade a partir de três campos terapêuticos: músculos e ossos, crânio e vísceras. “Quando o fisioterapeuta, através de técnicas manuais osteopáticas recupera a mobilidade de uma articulação, ele alivia a sobrecarga e evita desalinhamentos posturais”, esclarece Socorro. Outra vantagem da técnica é o seu emprego na prevenção. “A lesão osteopática afeta sempre o movimento antes de provocar dor, antes de perturbar os órgãos, antes de atingir uma região, antes de multiplicar-se e expandir-se. Para prevenir as dores nas costas é importante o tratamento com osteopatia no momento em que o paciente se queixa de alguma dificuldade nos movimentos da coluna, quando se sente ‘travado’”.
Embora tenha chegado ao Brasil em 1989, a técnica foi criada em 1874 pelo médico norte-americano Andrew Taylor Still e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Em média o tratamento é feito com três sessões seguidas, uma vez por semana. “Dependendo da evolução, mantém a cada 15 dias, finalizando com uma sessão mensal se existir desconforto ou limitação articular”, afirma Socorro.
Reeducação Postural Global (RPG) é outro método fisioterapêutico manual, desenvolvido pelo francês Philippe E. Souchard nos anos 80. Tem como objetivo prevenir e combater dores relacionadas à má postura. “É realizada de forma a conscientizar o paciente sobre a necessidade de ter uma postura que não afete sua saúde, trabalhando o equilíbrio, corrigindo as alterações e melhorando a qualidade de vida”, explica a fisioterapeuta .
Na sessão de RPG são trabalhadas posturas com movimentos lentos, graduais e progressivos associando com a respiração, alongando e descomprimindo o corpo, permitindo que os músculos voltem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. “O paciente tem uma participação ativa no tratamento, partimos da consequência até a causa do problema”, acrescenta. São necessárias em dia 10 sessões para tratar e prevenir as dores na coluna. “Mas isso vai depender do problema apresentado e da idade do paciente”, diz Socorro.