O Grupo Tiradentes inaugurou a segunda unidade da Faculdade Tiradentes (FITS) em Pernambuco. A instituição, que oferece curso de Medicina, está instalada em Goiana, a 62 km do Recife e 51 km de João Pessoa. De acordo com a diretora-geral da FITS Goiana, Vanessa Piasson, a iniciativa vai preparar novos profissionais, além de levar serviços e boas práticas para cidades da região, que abriga os polos farmacêutico, bioquímico e automotivo. Esta será a 5ª escola médica do Grupo Tiradentes.
Estiveram presentes no evento de inauguração a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho; e o prefeito de Goiana, Eduardo Honório.
Sobre a inauguração da nova formação de medicina em Goiana, Saumíneo Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes e também economista, respondeu algumas perguntas para a coluna Gente & Negócios.
Por que a escolha da cidade de Goiana?
Goiana é uma cidade importante e que tem localização estratégica, ficando praticamente entre Pernambuco e a Paraíba. E a chegada da Fits Goiana vem para atender anseios da sociedade, oferecer oportunidades aos jovens que buscam formação na saúde mais próxima de sua cidade, ajudar a proporcionar mais médicos para a região e melhorar a qualidade de vida da população.
O curso de Medicina de Goiana é resultado de um chamamento público, consequência da Lei Mais Médicos, de 2013, que trouxe regras específicas para reordenar a ofertas de novos cursos de Medicina no país, considerando principalmente requisitos sociais, melhorar o serviço de saúde, atrair e fixar médicos na região, além de outras frentes. E em parceria com o município, os alunos poderão aplicar, na prática, seus conhecimentos na rede pública de saúde e reforçar o atendimento à população. A Fits é a segunda unidade em Pernambuco – a outra fica em Piedade Jaboatão dos Guararapes. É a quinta escola de Medicina do Grupo Tiradentes, no País.
Há algum estudo de demanda de profissionais ou estudantes na região?
Sabemos que, apesar dos esforços, o interior tem essa necessidade e uma certa dificuldade de captar e fixar profissionais da saúde para atender à demanda da população. De oferecer médicos para reduzir a espera pelo atendimento ou na realização de procedimentos. Acontece que muitos médicos acabam procurando a capital, não só por haver mais ofertas de trabalho, mas também atrativos para seu dia a dia, na localidade. E quando o município consegue ofertar profissionais especializados, inclusive que conhecem a realidade da população, podemos dizer que a saúde como um todo ganha.
Com relação à demanda de estudantes, levamos em consideração os inúmeros jovens que precisam se deslocar de sua região para poder alcançar um sonho, um desejo de cursar Medicina. Não é verdade? Então a proposta é que, com a Fits Goiana, mais profissionais possam olhar para o interior e portas se abram para o preparo e oportunidade aos futuros trabalhadores na saúde, que tanto se empenham, como estamos vendo nesse momento atual com a pandemia.
Qual a expectativa de alunos para o curso e para o Campus Goiana?
A procura pela área de saúde tem sido acentuada, principalmente com a pandemia. Vimos a necessidade da busca por mais profissionais para atender demanda gigantesca nas unidades públicas e privadas de saúde. Então ser médico e ajudar as pessoas têm sido um desejo concreto de ingressar no ensino superior e fazer carreira nessa área.
Não é à toa que o Grupo Tiradentes aplicou investimento inicial que passou dos 20 milhões. Os recursos envolvem aquisição de terreno, construção, compra e instalação de equipamentos. Além do aporte para a nova unidade, a Fits Goiana também vai oferecer a contrapartida de 10% do faturamento para estruturar a saúde pública do município, além de oferecer gratuitamente 10% das vagas a alunos vindos de escolas públicas e de baixa renda. Cinco bolsistas já estão matriculados. A Fits Goiana é a segunda faculdade de Medicina do Grupo Tiradentes, em Pernambuco. A primeira unidade funciona em Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
A instituição terá incentivo para pesquisas ou será focada no ensino apenas?
Nos planos da nova unidade, que oferece curso de Medicina, está a abertura de cinco programas de residência, nas áreas prioritárias. Envolve, por exemplo, pesquisa, atuação e ações junto à comunidade.