Nove restaurantes de Olinda preparam pratos especiais para a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Inspirado em Ferando Pesso, homenageado da feira, o cardápio vai servir ao público de 12 a 15 de novembro. Do circuito gastronômico, fazem parte Oficina do Sabor, Tribuna Sabores Ibéricos, Patuá, Beijupirá, Bodega do Véio, Maison do Bonfim, Trattoraria Don Francesco, Flôr de Coco e Café Estação Quatro Cantos.
Os pratos, com toque da culinária lusa, recebem os nomes dos mais de 70 heterônimos de Fernando Pessoa. Entre eles, “Polvo assado à Eduardo Lança”, “Bacalhau ao forno à Alberto Caeiro” e do “Bacalhau fim de primavera a Álvaro de Campos” do Tribuna Sabores Ibéricos, Patuá e Trattoria Don Francesco, respectivamente.
Além da referência aos sabores de Portugal, a culinária marítima também estará presente. Uma das delícias – para satisfazer os olhos e o paladar – é o prato “Arroz de mariscos e crustáceos a Diabo Azul”. Elaborado com frutos do mar (mariscos, aratu, siri e camarões), a base do prato são especiarias que reforçam seu sabor marítimo e relembram a força dos sabores lusos com a utilização livre de temperos. A mesma tônica se repete no “Fettuccine à Dr. Pancrário” da Trattoria Don Francesco. Nele, a massa feita à mão recebe o molho de camarão com ervas finas e aromáticas.
O Beijupirá preparou uma refeição completa com entrada e prato principal. O tradicional casquinho usa o peixe no lugar do siri. O prato principal é um bacalhau com crosta de farofa temperado com especiarias, sendo servido com legumes grelhados e cozidos no vapor e arroz de azeitona. Esta última uma iguaria onipresente na cozinha portuguesa.