Fórum Nordeste 2024 debate estratégias para a descarbonização da economia – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Fórum Nordeste 2024 debate estratégias para a descarbonização da economia

O Fórum Nordeste 2024 reuniu, nesta segunda-feira, autoridades, executivos e empresários para discutir a transição energética e a descarbonização da economia. O evento, que contou com a presença de aproximadamente 700 participantes, destacou as novas políticas nacionais de descarbonização anunciadas pelo governo e trouxe à tona diversas estratégias para reduzir a emissão de carbono, incluindo o uso de biocombustíveis como o etanol e o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação.

Com a participação de líderes empresariais e políticos, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o Fórum abordou também a eletrificação da economia, o papel do gás natural na transição energética, e as oportunidades oferecidas pela produção de hidrogênio verde no Brasil. Representantes de grandes empresas, como Stellantis e Datagro, apresentaram seus planos e desafios para reduzir as emissões de carbono, reforçando o protagonismo do Brasil na busca por uma economia mais sustentável.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra também participou do Fórum Nordeste. Durante o evento, organizado pelo Grupo EQM, Raquel Lyra destacou a importância da transição energética para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e ressaltou os esforços do governo estadual para atrair investimentos voltados à economia verde. Ela também entregou ao vice-presidente Geraldo Alckmin e a Eduardo de Queiroz Monteiro o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (Permeie), um conjunto de ações que visa redirecionar a economia do estado para um modelo mais sustentável, com foco em soluções de baixo carbono, energias renováveis e a criação de uma rede de reflorestamento.

A Pernambuco Construtora lançou recentemente o projeto “Por Trás dos Tijolos”, com o objetivo de divulgar as diversas iniciativas sustentáveis e de gestão que ocorrem nos bastidores da empresa. A construtora busca, através desse projeto fortalecer uma cultura voltada para as pessoas e reforçar sua reputação como uma marca empregadora de destaque.

De acordo com Ana Nascimento, Gerente de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional da empresa, o projeto foi criado para dar mais visibilidade às práticas internas que muitas vezes não eram amplamente divulgadas. “Queremos assegurar que todos, desde colaboradores até clientes e parceiros, estejam cientes das nossas ações sustentáveis e de gestão, que são parte integral do nosso dia a dia”, explica Ana. A plataforma de comunicação do projeto expõe iniciativas que vão desde programas de qualidade até medidas de segurança e saúde ocupacional. Além de beneficiar os colaboradores e parceiros, o “Por Trás dos Tijolos” também oferece ao público geral uma visão dos valores que orientam a Pernambuco Construtora. Ao promover a transparência sobre suas práticas e compromissos, a empresa reforça sua imagem de inovação e responsabilidade, destacando-se como um exemplo de sustentabilidade no setor da construção civil.

Com o objetivo de apresentar e discutir práticas inovadoras que aceleram a resolução consensual de litígios tributários, reduzam a litigiosidade dos processos e apresentem novos métodos para solucionar conflitos no setor, será realizado no Recife nesta quinta e sexta (5 e 6), o I Workshop Sobre Prevenção e Solução de Conflitos Tributários. O evento acontecerá no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem, e é promovido pelo Centro Nacional Para a Prevenção e Resolução de Conflitos Tributários (Cenapret). As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no bit.ly/45LxcBW. Informações também podem ser obtidas através do (81) 2127-7002.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon