Fotografia de Fronteira ocupa a Casa 326 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Fotografia de Fronteira ocupa a Casa 326

Revista algomais

113

A partir do próximo fim de semana (16 e 17 de dezembro), o fotógrafo Dudu Schnaider vai ocupar parte da Casa 326, na Praça de Casa Forte, com 16 fotografias contemporâneas suas e das artistas Dominique Berthé e Isabela Cribari. A arquiteta Yeda Maria Leite cedeu parte do seu escritório para funcionar como um espaço hotspot (de curta duração) para a fotografia contemporânea. O projeto Fotografia de Fronteira poderá ser visitado pelo público aos sábados e domingos de dezembro (exceto 24/12), sempre das 14h às 20h, em regime de soft opening.

Segundo Dudu Schnaider, a ideia é que esse espaço torne-se um lugar de exposição e discussão da arte contemporânea, em especial da fotografia contemporânea. Formas de impressões, tipos de papéis, tipos de vidros, enfim todos os elementos que valorizam a foto e caracterizam o processo Fineart podem ser conhecidos no espaço e pensados dentro de suas particularidades. “Todos esses detalhes são importantíssimos. A depender das escolhas que se faz, é possível ter uma fotografia com nível de qualidade de colecionador”, pontua.

Segundo ele, nos últimos anos, mesmo com a popularização da fotografia por meios digitais, houve uma valorização das fotografias autorais e as pessoas começaram a ver as imagens como obras assinadas, como arte. “Houve esse avanço, mas minha proposta é quebrar um pouco aquela ideia de que a fotografia é o reflexo perfeito do real. Fazemos o registro daquele momento, mas podemos brincar com a luz, composição, nitidez, com os efeitos, principalmente no momento de fotografar, mas também através de intervenções na pós-produção, criando obras muito distantes do real, que estão na fronteira, que seguem pelo imaginário, pela abstração, e carregam, assim, uma grande potência poética”.
Os trabalhos de Dudu Schnaider encontraram eco e diálogo com a produção da francesa Dominique Berthé e de Isabela Cribari, daí o convite feito por ele para que as duas pudessem participar do projeto Fotografia de Fronteira.

Desde 2005 se dedicando exclusivamente a fotografia, ele tem explorado tanto a fotografia documental quanto as experimentações mais autorais, com pesquisas sobre as novas linguagens no campo da fotografia. “Hoje, vejo minhas fotografias autorais dentro de uma nova ordem visual, uma espécie de fotografia ‘de fronteira’, refletindo outras formas de percepção e novas sensibilidades”.

A fotografia contemporânea, segundo o fotógrafo, não é apenas um estilo, ela propõe uma nova maneira do fotógrafo e do observador se relacionarem com as imagens e com o mundo. Essa nova fotografia explora elementos menos formais e são mais livres de conceitos objetivos. “A criação fotográfica, nesse caso, aponta para algo ‘que não se vê’ caminha para a abstração. Mais do que uma representação do real, é uma linguagem própria. Uma identidade do fotógrafo”, complementa.

Serviço:
Fotografia de Fronteira
Artistas: Dudu Schnaider, Dominique Berthé e Isabela Cribari
Sábados e domingos (exceto 24/12) de dezembro, iniciando nos dias 16 e 17
Horário: Das 14h às 20h
Local: Casa 326 – Praça de Casa Forte
Informações: 999731112

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon