O prêmio "As 100+ Inovadoras no Uso de TI", realizado em parceria pela IT Mídia e PwC reconhecer um executivo da Faculdade Pernambucana de Saúde como destaque do setor de educação. O premiado foi Marcone Barros, Gerente de TI.
Um dos motivos desse reconhecimento, no depoimento de Marcone, é da adoção da FPS de algumas características culturais mais comuns às startups. "A visão de trabalho, de rotina, o ecossistema de uma startup é muito rápido. Nas empresas tradicionais, a burocracia é muito grande. O risco de inovar também é muito grande. E a cultura da startup é diferente, monta-se um projeto muito rápido em cima de um problema, erra-se rápido e corrige-se muito rápido. O que nos fez buscar esse mundo foi a forma de trabalhar, essa cultura".
O Prêmio, que recebeu 241 inscrições, apontou apenas 22 executivos de todo o País. No segmento de educação, a FPS foi seguida pela IGTI – Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação, que ficou em segundo lugar, e pela Saint Paul | LIT, terceira classificada. ""O desafio é constante, mas é empolgante. Gerar um projeto desse porte nesse momento histórico que vivemos em um mundo em transformação, é um aprendizado que levamos para a vida toda. É importante focar sempre na sociedade, no consumidor final. É por meio deles que os modelos organizacionais precisam ser repensados e reinventados. Na educação não é diferente. Certamente, esse será o grande desafio das instituições de ensino".
Uma das características dessa premiação, ao reconhecer os principais projetos de inovação de empresas do País, é que ela termina por mapear o avanço do processo de digitalização das empresas brasileiras. "A tecnologia permite que muitas barreiras sejam ultrapassadas e a educação não tem mais distância. Para desenvolvermos isso, não podemos entender só de tecnologia. Temos de entender de educação, ter a ideia do objetivo, metodologias de ensino. Todas essas estratégias educacionais também precisam ser incorporadas pela TI", afirmou Marcone.
.
Portal Sul Consórcio apoia Dia Mundial da Limpeza
O Portal Sul Consórcio, através do Núcleo de Resíduos Sólidos e Proteção Ambiental, participa das mobilizações do Dia Mundial da Limpeza no próximo sábado (19/09). Em tempos de pandemia da Covid-19 não é viável a realização de mutirões de limpeza para evitar aglomerações. A maior campanha de limpeza voluntária do planeta, então, tem como lema este ano o “Eu cuido do meu quadrado”. A ideia é estimular por meio de desafios nas redes sociais com fotos e vídeos o compartilhamento de demonstrações de atitudes sustentáveis no ambiente doméstico.
De acordo com a gerente técnica do Nigepa e Mestre em Engenharia Ambiental, Thais Patu, de dentro das suas casas as pessoas podem colaborar para tornar o mundo um local melhor para se viver. “Queremos estimular a criação de espaços verdes dentro de casa com plantas, hortas e também a alimentação saudável. Outras atitudes sustentáveis também podem ser incorporadas como práticas de meditação, estimulando a saúde mental e o equilíbrio, a coleta seletiva de resíduos sólidos, a utilização de materiais recicláveis para artesanatos, a separação de doações de produtos em bom estado de conservação para abrigos e até mesmo a limpeza virtual do seu computador”, afirma. Quem quiser saber mais pode entrar em contato pelas redes sociais do Nigepa no Instagram @nigepaportalsul ou pelos e-mails nigepa@portalsulconsorcio.pe.gov.br e nigepaportalsulconsorcio@gmail.com