Fundador do Airbnb: "As pessoas achavam que éramos loucos, nós tivemos que fazer um monte de coisa para ganhar atenção" - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Fundador do Airbnb: "As pessoas achavam que éramos loucos, nós tivemos que fazer um monte de coisa para ganhar atenção"

Revista algomais

Nathan Blecharczyk, co-fundador do Airbnb, contou, em palestra no Web Summit, como quase faliram em 2008 e a surpreendente ideia para salvar a empresa.

Na época, o Airbnb estava começando e os fundadores acumulavam dívidas.

Agenda TGI

Resolveram, então, aproveitar o clima de eleições presidenciais dos Estados Unidos para fazer um ato ousado de publicidade. Os co-fundadores, excelentes designers, produziram caixas de cereais personalizadas com ilustrações dos candidatos, Obama e McCain.

A ideia era vender as caixas para divulgar a empresa. Na época, ela ainda chamava-se Airbed & Breakfast e o cereal, prato típico do café da manhã norte-americano, fazia menção ao negócio: transformar casas residenciais em hospedagem, onde o anfitrião ofereceria café da manhã para seus hóspedes.

Foram feitas 1.000 caixas, cada uma comercializada por 40 dólares. O lucro dessa ideia ousada pagou as dívidas e colocou os holofotes nos fundadores.

Quando alguns investidores descobriram que a startup tinha sido responsável pelas caixas temáticas, as portas do Vale do Silício foram abertas, gerando possibilidades de negócios e investimentos para o time.

Pouco tempo depois, a empresa decolou. Até hoje, a criatividade está no cerne do negócio.

"Nada é fácil quando você está fazendo algo novo e ninguém acredita em você. Achavam que éramos loucos de pensar que as pessoas abriram suas portas para estranhos. Nós tivemos que fazer um monte de coisa pra ganhar atenção, para nos tornar relevantes", relembra Blecharczyk.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon