Fundaj Homenageia Cláudio Aguiar Com Exposição E Lançamento De Livro - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Fundaj homenageia Cláudio Aguiar com exposição e lançamento de livro

Revista Algomais

Mostra “Entre Letras e Sonhos” celebra os 80 anos do escritor com acervo inédito, obras visuais e retrospectiva literária no Museu do Homem do Nordeste

A Fundação Joaquim Nabuco inaugura, no dia 10 de julho, às 17h, a exposição Entre Letras e Sonhos: 80 Anos de Cláudio Aguiar, uma imersão na trajetória de um dos mais prolíficos escritores brasileiros contemporâneos. A mostra, com curadoria de Bruna Pedrosa, estará em cartaz na Galeria Waldemar Valente, no Museu do Homem do Nordeste, reunindo documentos, livros, capas ilustradas, esculturas e obras visuais que dialogam com os mais de 40 títulos publicados por Aguiar ao longo de sua carreira.

A narrativa da exposição destaca a intersecção entre literatura e artes plásticas, com peças de artistas como J. Borges, Cavani Rosas, Gilvan Samico, João Câmara e Mestre Noza — muitos dos quais ilustraram as obras do autor. “Cada parede desta exposição compõe uma paisagem singular: do romance histórico Caldeirão, representado pelas esculturas de Mestre Noza, às xilogravuras de J. Borges, que ilustram a novela Os Anjos Vingadores”, destaca a curadora. Para ela, trata-se de “uma homenagem que movimenta memórias, política, arte e imaginação”.

Na mesma ocasião, será lançado o livro Cláudio Aguiar – Vida e Obra Literária, organizado por Rosemberg Cariry. Com mais de 600 páginas, a publicação reúne ensaios, análises e documentos sobre o autor, membro de instituições como a Academia Pernambucana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. “O Museu do Homem do Nordeste e a Fundação Joaquim Nabuco celebram os 80 anos do escritor Cláudio Aguiar com essa exposição. Uma homenagem e reconhecimento à sua longa e rica trajetória, com mais de 40 livros publicados e prêmios recebidos”, afirma Silvana Araújo, coordenadora de Exposições da Fundaj.

Nascido no Ceará e radicado em Pernambuco, Cláudio Aguiar doou parte de seu acervo à Fundaj. “Embora eu tenha nascido no Ceará, minha vida foi praticamente toda vivida aqui em Pernambuco. Por isso, ter essa exposição na Fundação Joaquim Nabuco é uma grande alegria. É uma casa de muita história, ligada a figuras como Gilberto Freyre e Joaquim Nabuco — a quem comparo com Francisco Julião: um lutou pelos escravizados, o outro pelos camponeses”, afirmou o escritor. Sobre a mostra, completou: “Ela reúne obras, capas de livros e materiais de artistas que ilustraram meus livros, como Cavani Rosas, J. Borges e Samico. É uma retrospectiva de um escritor vivo.”

Serviço:
Exposição Entre Letras e Sonhos: 80 Anos de Cláudio Aguiar
Abertura: 10 de julho, às 17h
Local: Galeria Waldemar Valente – Museu do Homem do Nordeste (Fundaj – Campus Casa Forte)
Visitação gratuita

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon