A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) se prepara para receber a mostra “A CINEMATECA É BRASILEIRA,” organizada pela Cinemateca Brasileira. Este evento trará uma exposição e a exibição gratuita de filmes no Cinema da Fundação a partir de hoje, sexta-feira, 13 de outubro. A iniciativa visa celebrar, valorizar e difundir a produção cinematográfica brasileira, destacando uma seleção de filmes marcantes da sétima arte nacional, juntamente com ações educativas. Essa jornada itinerante tem como objetivo alcançar doze cidades brasileiras, oferecendo ao público a oportunidade de mergulhar na riqueza do cinema brasileiro. No Cinema da Fundação, 18 filmes serão exibidos, e o evento ocorrerá gratuitamente até 25 de outubro, nas salas Museu e Derby.
Além das exibições de filmes, a Fundaj oferecerá uma exposição homônima, “A Cinemateca é Brasileira,” com curadoria da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca. Esta exposição, também gratuita, estará acessível ao público de 13 a 29 de outubro na Galeria Vicente do Rêgo Monteiro, localizada no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no Derby. Os visitantes poderão explorar mais de sete décadas de história da Cinemateca por meio de uma linha do tempo, composta por documentos, fotografias, cartazes, e frames de filmes, juntamente com recursos de realidade aumentada. Uma experiência imersiva que destaca o papel da Cinemateca na história do cinema brasileiro e no contexto do país.
Em uma seleção criteriosa de filmes, a mostra abrange uma variedade de décadas e estilos, representando momentos históricos, abordagens temáticas, e propostas estéticas que definem o rico e complexo panorama do cinema brasileiro. Títulos icônicos como “Cidade de Deus,” “Deus e o Diabo na Terra do Sol,” e “Central do Brasil” se juntam a preciosidades raras como “São Paulo A Sinfonia da Metrópole” e “Ilha das Flores.” Uma experiência cinematográfica diversificada que promete cativar todos os tipos de espectadores. Esta mostra celebra a paixão pelo cinema e oferece uma oportunidade imperdível de explorar o patrimônio cinematográfico brasileiro.
Serviços:
Mostra A CINEMATECA É BRASILEIRA
- Datas: de 13 a 25 de outubro
- Local: Cinema da Fundação, Salas Museu e Derby
- Programação: Gratuita
Exposição A CINEMATECA É BRASILEIRA
- Data: 13 a 29 de outubro
- Horário: De terças às sextas-feiras, das 14h às 19h, sábados e domingos, das 13h às 17h
- Local: Galeria Vicente do Rêgo Monteiro, Campus Ulysses Pernambucano, da Fundaj, Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife.
- Entrada: Gratuita
Filmes Exibidos:
- São Paulo A Sinfonia da Metrópole (1929)
- Limite (1931)
- Carnaval Atlântida (1952)
- O Cangaceiro (1953)
- Jeca Tatu (1959)
- 5x Favela (1962)
- O Pagador de Promessas (1962)
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
- À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964)
- O Bandido da Luz Vermelha (1968)
- Macunaíma (1969)
- Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
- Cabra Marcado para Morrer (1984)
- Ilha das Flores (1989)
- A Hora da Estrela (1985)
- Central do Brasil (1998)
- Cidade de Deus (2002)
- Bacurau (2019)