Gastronomia Do Mangue Ganha Vitrine Nacional Em Evento No RJ - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Gastronomia do Mangue ganha vitrine nacional em evento no RJ

Revista Algomais

O Instituto Negralinda leva nesta quarta-feira (22) a autenticidade da Gastronomia do Mangue de Pernambuco para o Rio de Janeiro, durante o lançamento do projeto Chefs de Origem, promovido pelo Sebrae Nacional. O evento, realizado no EXC Rio, reúne chefs renomados, pequenos produtores e empreendedores de todo o país para celebrar os alimentos de origem e a diversidade da cultura alimentar brasileira.

Mulheres do mangue e transformação social

Sob a liderança da chef Negralinda e de Edy Rocha, o Instituto consolida sua presença no cenário nacional como símbolo de inovação e impacto social. “Para nós, esse evento é uma oportunidade de mostrar o poder transformador da Gastronomia do Mangue e de divulgar o trabalho das mulheres que vivem e produzem a partir do ecossistema do mangue”, destaca a chef Negralinda, presidente da instituição.

instituto negralinda
Negralinda e Edy Rocha

Durante o encontro, o público poderá conhecer os sabores e as histórias do litoral pernambucano, com destaque para a linha de pratos congelados lançada recentemente pelo Instituto. São oito receitas inspiradas nos frutos do mangue, como caldinho de aratú, sururu no coco, coxinha de siri, mariscada do mangue, farofa de alho, mariscada do litoral brasileiro, bobó de camarão e fungi da Maru — todas produzidas por mulheres marisqueiras empreendedoras.

Da tradição à economia solidária

O projeto nasceu dentro do programa PE Produz, parceria entre o Instituto Negralinda, o Governo de Pernambuco e o Sebrae-PE, com investimento de R$ 527 mil. Os recursos fortalecem a economia solidária e o empoderamento de cerca de 200 mulheres do litoral sul do Estado. Produzidos em uma cozinha profissional em Tamandaré, os pratos carregam o selo de produção artesanal, garantindo qualidade, segurança alimentar e valorização cultural.

Cultura, empreendedorismo e protagonismo feminino

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Negralinda atua nas áreas de gastronomia, artesanato e turismo sustentável, promovendo formação e fortalecimento de negócios criativos. Entre suas conquistas, estão o 1º Salão de Turismo de Base Comunitária e a campanha “Ôxe, Pernambuco tem Mariscada sim, senhor”, que busca o reconhecimento da mariscada como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

Com sua participação no Chefs de Origem, o Instituto reafirma o compromisso com a gastronomia como instrumento de transformação social — levando do mangue ao centro do país a potência das mãos femininas que alimentam tradições, comunidades e futuros.

Serviço:
Evento: Lançamento do projeto Chefs de Origem
Data: Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Local: EXC Rio, Rio de Janeiro
Realização: Sebrae Nacional

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon