Iniciativa apresentou cursos e oficinas voltados à inclusão digital em escolas municipais e estaduais
O Governo de Pernambuco e a Universidade de Pernambuco (UPE) lançaram, nesta segunda-feira (15), o Projeto Voo Tecnológico, iniciativa voltada à inclusão digital e social de jovens das redes públicas municipal e estadual de ensino. A apresentação ocorreu no Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, no Recife.
O projeto tem como foco ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico e criar oportunidades educacionais para estudantes em situação de vulnerabilidade social. As ações consideram as diferentes realidades socioeconômicas e territoriais dos municípios pernambucanos, com atenção ao desenvolvimento de competências digitais e socioemocionais.
Estruturado como um projeto de extensão e inovação da UPE, o Voo Tecnológico oferece cursos e oficinas práticas com certificação. Os conteúdos incluem tecnologia e Inteligência Artificial, desenvolvidos em parceria com prefeituras e escolas da rede pública.
Além da formação inicial, a proposta prevê a integração dos estudantes a uma rede contínua de aprendizagem, com desafios de inovação, mentorias e atividades complementares. O projeto também funcionará como um repositório de talentos, permitindo o acompanhamento do percurso educacional dos participantes e sua conexão com trajetórias formativas alinhadas aos princípios das Cidades Educadoras.


