Governo de Pernambuco lança políticas para pessoas em situação de rua e com deficiência – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Governo de Pernambuco lança políticas para pessoas em situação de rua e com deficiência

Raquel Lyra e Macaé Evaristo anunciam adesão aos programas federais Viver sem Limite e Ruas Visíveis (Foto Miva Filho)

Nesta terça-feira (1º), o Governo de Pernambuco aderiu aos planos nacionais Viver sem Limite e Ruas Visíveis durante uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. A governadora Raquel Lyra e a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, assinaram o termo de adesão, formalizando a execução das políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua e com deficiência no estado.

Foco na vulnerabilidade social

“O Viver sem Limite e o Ruas Visíveis são duas iniciativas que tratam sobre vulnerabilidade social e necessidade de visibilidade. Precisamos colocar foco em temas que são tão relevantes para toda a sociedade”, declarou Raquel Lyra. A governadora ressaltou que esses programas federais complementam as ações já em andamento no estado, ampliando o alcance com o apoio do governo federal.

Compromisso com a cidadania

A ministra Macaé Evaristo destacou que as políticas pactuadas são fundamentais para promover cidadania e fortalecer as políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis. “Nosso compromisso é trabalhar muito para fortalecer políticas públicas como essas, que contribuam para a emancipação e cidadania do nosso povo”, afirmou.

Expansão de políticas públicas

O secretário de Assistência Social, Carlos Braga, frisou a importância do Ruas Visíveis para articular e direcionar ações voltadas à população em situação de rua, enquanto a secretária de Justiça, Joana Figueiredo, explicou que o Viver sem Limite visa fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência em Pernambuco, com articulação entre diferentes setores e municípios.

Ações integradas e investimentos

Os planos Viver sem Limite e Ruas Visíveis preveem ações intersetoriais com a participação de diversos ministérios e órgãos estaduais, visando melhorar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis. O Ruas Visíveis, por exemplo, é estruturado em sete eixos, que incluem saúde, assistência social, habitação, e trabalho, além de garantir a produção de dados para monitorar a situação das pessoas em situação de rua. Já o Viver sem Limite traz um investimento de R$ 6,5 bilhões para promover a acessibilidade e combater o capacitismo em todo o Brasil, reforçando o compromisso do governo estadual com a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon